• Carregando...
Vereadora Katia Dittrich (SD) (Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)
Vereadora Katia Dittrich (SD) (Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)| Foto:

No dia 5 de dezembro de 2017, o partido Solidariedade divulgou uma nota informando que havia expulsado de seus quadros a vereadora de Curitiba Katia Dittrich, então conhecida como Katia dos Animais de Rua. A decisão foi tomada pelo Conselho de Ética e era uma resposta às acusações de que a parlamentar se apropriava de parte do salário de funcionários de seu gabinete.

Pouco mais de um ano após o anúncio da expulsão, Katia Ditrrich, que sempre refutou as acusações de desvios, comemorou em seu Facebook a eleição para o cargo de vice-presidente do mesmo Solidariedade. Isso foi possível porque em abril do ano passado, o conselho de ética nacional da legenda voltou atrás de sua decisão após a vereador entra na Justiça contra a expulsão.

Logo após a primeira decisão do partido, Katia foi à Justiça do Distrito Federal – onde está a sede da executiva nacional do Solidariedade – alegando que decisão foi monocrática e que seu direito de defesa foi cerceado. Após o pedido para uma revogação liminar da decisão do partido ter sido indeferido em primeira instância, a vereadora recorreu, em segunda instância seu pedido foi acolhido.

LEIA MAIS: Vereadores querem extinguir ouvidoria de Curitiba, considerada exemplar no país

Antes que o acórdão da decisão judicial fosse publicado, entretanto, o presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força, revogou a expulsão da vereadora.

Segundo ele, após a decisão judicial, a executiva nacional abriu um prazo para que o partido no Paraná se manifestasse. Como não obteve resposta, Paulinho decidiu revogar a expulsão, deixando aberta a possibilidade de reabrir o processo caso haja alguma condenação judicial.

Enquanto o julgamento das denúncias se arrasta no Tribunal de Justiça, Katia conseguiu retomar a normalidade de sua atividade parlamentar e partidária. Ao comemorar o cargo de vice-presidente estadual do partido escreveu: “Hoje, 14/04. tive a honra e a alegria de ser eleita Vice Presidente Estadual do Solidariedade…Quero agradecer ao Presidente Estadual eleito Marcio Pauliki, pela confiança ao Prefeito de Curitiba Rafael Greca de Macedo pela presença em nossa convenção e pelo apoio, e a todos os membros da executiva nacional do Partido que estavam presentes…É o Partido Solidariedade abrindo espaço para a representação feminina na política!!! Vamos em frente com força e confiança!!!”

Acompanhe o blog no Twitter. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]