• Carregando...
João Arruda (MDB) (Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)
João Arruda (MDB) (Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)| Foto:

João Arruda, presidente estadual do MDB, submeteu um pedido de providências contra o aumento das tarifas da Sanepar à Secretaria Estadual de Justiça, Trabalho e Família. O chefe da pasta é Ney Leprevost (PSD), um dos prováveis adversários de Arruda na disputa pela prefeitura de Curitiba em 2020.

No documento, Arruda destaca que as tarifas da companhia de saneamento subiram 43% acima da inflação desde 1994 e que o lucro da companhia – e sua consequente distribuição aos acionistas – também subiu. Sendo assim, alega, “o tarifaço não se justifica”.

LEIA MAIS: Um bom motivo para questionar o aumento da Sanepar

A partir dessa argumentação, ele afirma ser dever da Secretaria de Justiça agir no caso já que o Procon do Paraná responde à pasta. Arruda citou o exemplo do Procon de Maringá que determinou uma multa de R$ 1,5 milhão à Agência Reguladora do Paraná (Agepar), caso o aumento fosse implementado.

Ainda no documento, Arruda apontou outro momento em que a Secretaria de Justiça agiu para garantir os direitos dos consumidores. O caso mostrado como exemplo é do fim de abril, quando Ney Leprevost determinou ao Procon e à Diretoria de Apoio à Pessoa com Deficiência que acompanhassem as negociações de pais com a Unimed para que crianças com necessidades especiais não tivessem sua assistência médica prejudicada.

Muito mais que resultados práticos, a medida deve gerar munição para ser usada nas eleições do a no que vem. Já dá até para imaginar trechos do documento aparecendo em destaque no horário eleitoral do MDB ou sendo apresentados por Arruda nos debates televisivos. Ser o candidato do governo do estado – como é o caso de Leprevost – é uma posição vantajosa, mas nem sempre.

Acompanhe o blog no Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]