• Carregando...
Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Daniel Castellano/Gazeta do Povo| Foto:
Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Os últimos dias foram especiais com relação ao problema da violência nos estádios. Tivemos três ótimas notícias que não dão alguma esperança, ainda que pequena, de que as coisas podem melhorar no futuro.

No dia 17 deste mês, foram condenados pela Justiça seis torcedores do Coritiba envolvidos com o episódio que ficou conhecido como “Selvageria do Couto” (foto acima). Demorou, a barbárie ocorreu em 2009, mas algo foi feito. Quatro foram mandados para a prisão.

LEIA MAIS: 10 perguntas incômodas sobre torcida única e a violência no futebol

E nesta quinta-feira (23) duas outras excelentes notícias. Primeiro, três corintianos também foram mandados para a prisão pela morte de um palmeirense em 2014. E cinco torcedores do Flamengo foram detidos, suspeitos de matar um botafoguense este ano.

As três ações que ocorrem não são comum. E estão longe de serem simples, ao contrário. No entanto, são o único caminho para, pelo menos, conter a violência nos estádios: punição rigorosa aos envolvidos. Simplesmente não tem outro jeito.

LEIA MAIS: “Marginais travestidos de torcedores”? Bobagem, são torcedores comuns do futebol

Proibir cerveja, torcidas organizadas, bandeira, papel picado, jogo com torcida única ou qualquer coisa desse tipo não adianta nada. Normalmente, são medidas de políticos ou dirigentes tentando aparecer. São iniciativas, no máximo, paliativas. Não resolvem o problema.

Problema que, aliás, jamais será resolvido completamente. Em sociedades violentas como a brasileira (cerca de 59 mil homicídios em 2014), o conflito sempre estará à espreita. Que a onda das punições continue para frear a estupidez no futebol.

LEIA MAIS

Briga, confusão, treta, pancadaria – a violência nos estádios do Paraná nos anos 80 e 90

Jogo do Atlético teve cerveja e ingresso barato. E nenhuma briga

‘Liberada’ em amistoso, venda de cerveja nos estádios volta a ser discutida no Paraná

A união de Império e Fanáticos foi admirável. Como será no próximo Atletiba?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]