• Carregando...
Atlético e Paraná é clássico, sim. Não adianta desprezar
| Foto:

Atlético e Paraná, ou Paraná e Atlético, como queiram, é clássico sim. Por mais que parte da torcida rubro-negra faça tudo para desprezar, não tem jeito, o futebol vai além dos sentimentos de arquibancada. E o duelo tem tudo para ser elevado como clássico.

Tem tradição. Já são 27 anos de confrontos. Não é tanto quanto o Atletiba, que possui quase 93. Mas é o suficiente.  No entanto, o clássico Atlético e Paraná não começa em 1990, ano do primeiro encontro, vencido pelo Furacão.

O Tricolor é herdeiro de equipes importantíssimas do estado: Ferroviário, Britânia, Colorado, Pinheiros etc. E todas, naturalmente, duelaram constantemente com o Atlético, inclusive em decisões de Campeonato Paranaense.

E há outra questão fundamental, de posicionamento. Embora alguns torcedores do rubro-negro imaginem que o clube esteja às vésperas de uma decisão de Mundial ou, pelo menos, há alguns anos, o Furacão ainda é uma equipe eminentemente regional, com alguns brilhos, raros, nacionais.

Ou seja, os principais adversários do Atlético ainda são os conterrâneos Coritiba e Paraná. Em outras palavras, os jogos contra os dois são significativos. O fato de o Paraná ter permanecido 10 anos na Série B enfraqueceu o duelo? Sim, mas não o descaracteriza.

Por fim, há o critério da relevância, complementar ao que foi abordado acima. Atlético e Paraná já decidiram, diretamente, dois campeonatos estaduais, ambos com vitória rubro-negra. E vários outros encontros tiveram peso na busca pela hegemonia local.

Assim sendo, a torcida do Atlético pode até tentar menosprezar o encontro, na tentativa de humilhar o oponente. Mas a história mostra outra coisa. Quer alguns queiram, ou não, Atlético e Paraná é clássico, sim.

Copa do Mundo >> calendário de jogos, programação de TV, notícias

Tabela >> confira a tabela completa da Copa do Mundo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]