• Carregando...
Hugo Harada/Gazeta do Povo
Hugo Harada/Gazeta do Povo| Foto:
Hugo Harada/Gazeta do Povo

Hugo Harada/Gazeta do Povo

Como toda grande competição, a Libertadores criou mitos ao longo de sua história. O principal deles, de que os jogos são disputados em “clima de Libertadores” e que para faturar a Copa é preciso “dar porrada”.

Papo que rendeu até, no máximo, o final dos anos 80. Até então, de fato, era importante alguma dose de maloqueiragem para triunfar. Mas, de lá pra cá, a taça, e uma passagem para o Mundial, são conquistadas, fundamentalmente, com bom futebol.

LEIA MAIS: Jogo da Amizade rendeu uma merreca para a Chape. Culpa da CBF

O último campeão da Libertadores, o Atlético Nacional, é um exemplo acabado. Dono de futebol refinadíssimo, de toque de bola, moderno e ofensivo, o time colombiano ainda conquistou a todos com o gesto de solidariedade na tragédia da Chapecoense.

Vários outros campeões seguiram a mesma linha. Caso de boa parte dos brasileiros bem sucedidos na mais difícil competição das Américas. São Paulo dos anos 90, Santos mais recentemente, entre outros exemplos.

LEIA MAIS: A lorota da “arenização” está enfraquecendo, para o bem do futebol

Ou seja, o Atlético, nosso representante na disputa, e seu torcedor, não podem cair nessa de “jogo brigado”. De que os times sul-americanos são extremamente “catimbeiros” etc. É o caminho para o fracasso. “Hay que tener huveos”, como eles dizem, mas não só

O Furacão vai precisar jogar bola e o time tem potencial, fez boas contratações, tem jogadores interessantes. Mas, pelo que apresentou diante do Peñarol, no amistoso, o Rubro-Negro  ainda precisar melhorar bastante tecnicamente para ir longe.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]