• Carregando...
35 questões chatas para Petraglia (e uma para Sallim) para coletiva do Atlético
| Foto:

O Atlético tem nesta quarta-feira (29) entrevista coletiva com Mario Celso Petraglia, presidente do Conselho Deliberativo do clube, Luiz Sallim Emed, presidente do Furacão, e Rodrigo Gama Monteiro, diretor jurídico. Na pauta, questões envolvendo a gestão do Rubro-Negro e o pedido de assembleia geral por parte do movimento de oposição. Abaixo, deixo 34 perguntas que eu e a torcida do Atlético gostaríamos que Petraglia respondesse. E uma para Sallim. 

1) Eduardo Baptista foi anunciado em 23 de maio como novo treinador do Atlético, com Paulo Autuori como gestor técnico, um novo “modelo de gestão” do futebol do clube. Em 10 de julho, menos de dois meses depois, os dois saíram. Afinal, qual é o “projeto” para o futebol do Furacão?

2) Pouco tempo depois, Autuori retornou ao clube. Agora, cerca de quatro meses mais tarde, sai novamente (voltará?). Afinal, de novo, qual é o “projeto” para o futebol do Furacão?

3) Fabiano Soares pode deixar o Rubro-Negro ao término do Brasileiro. Afinal, pela terceira vez, qual é o “projeto” para o futebol do Furacão?

4) Com aproximadamente 20 anos de Petraglia no clube, o Atlético já derrubou 54 treinadores do cargo, com 41 nomes diferentes. Pela quarta vez, qual é o “projeto” para o futebol do Furacão?

5) O Atlético utiliza o Departamento de Informação do Futebol (DIF) e o sistema EXOS de preparação física como componentes do trabalho técnico da equipe. Qual o nível de influência dos dois departamentos na escalação do time para os jogos?

LEIA MAIS: Saiba quem é o homem que ‘faz a cabeça’ de Petraglia no futebol do Atlético

6) No final de junho, o clube comemorou a marca de 25 mil sócios. Depois da biometria, entretanto, a média de comparecimento dos associados aos jogos é de 8.633. Quantos sócios o Atlético tem?

7) No Facebook, o Sr. declarou que “algumas das nossas contratações não renderam o esperado”, colocando a culpa do rendimento técnico ruim da equipe nos atletas. Qual a responsabilidade da diretoria pelo fracasso do Furacão nas quatro competições que disputou?

8) A diretoria do Atlético impôs uma série de restrições aos torcedores organizados, entre outros motivos, por causa de episódios de violência recentes. Por que a chapa CAPGigante, vencedora da eleição em 2015, buscou o apoio da torcida organizada Os Fanáticos no pleito, mesmo após a selvageria em Joinville, dois anos antes?

9) O Atlético fala em “quebra de paradigmas” e “inovações” no futebol brasileiro. Quais são essas inovações?

LEIA MAIS: Tudo pra você entender a briga que envolve Atlético, Petraglia e a Os Fanáticos

10) Diversos clubes do país oferecem setores de seus estádios com ingressos populares. Clubes que estão projetando novos estádios, como Atlético-MG e Flamengo, estudam espaços populares nas arquibancadas. Cruzeiro e Internacional também estão buscando alternativas para ingressos e bilhetes mais acessíveis. Há ainda na Europa um crescente movimento contra a elitização dos estádios. Por que o Atlético está na contramão, com ingressos e planos de associação cada vez mais caros?

11) Quando da realização da Liga Mundial de Vôlei, o clube afirmou que o lucro com o evento divulgado pela imprensa não estava correto. Para que não fique qualquer dúvida, quanto o Atlético ganhou com o evento que o tirou da Baixada na Libertadores?

12) Quanto o Atlético ganhou financeiramente com o empréstimo do estádio ao Paraná para o jogo com o Internacional pela Segunda Divisão?

13) Em 2015, o Sr. disse em evento de campanha que o Atlético seria campeão mundial até 2024, ano do centenário do Furacão. “Foi uma promessa nossa, e tenho certeza que vamos cumprir, que em 10 anos, até o nosso centenário, nós botaremos a nossa estrela no peito de campeão do mundo. Podem me cobrar”, disse o cartola. Mais tarde, este ano, disse que não garantia o título, mas que faria o clube ter condições para alcançar a taça. Afinal, o Atlético será ou não campeão mundial até 2024?

LEIA MAIS: Por que Fabiano Soares fica irritado com questões sobre escalação do Atlético

14) Caso o Atlético não classifique para a Libertadores, as chances são mínimas, o clube vai mandar a campo seu elenco principal para o Paranaense? Ou o time vai apenas treinar, com jogos esporádicos, até abril, quando inicia o Brasileiro?

15) Quando da campanha de Ricardo Gomyde à presidência da Federação Paranaense de Futebol (FPF), o Sr. chegou a afirmar que, caso Gomyder vencesse, o Atlético jogaria o Estadual com seu time principal. Afinal, o problema com o Paranaense é técnico ou político?

16) O Sr. se afastou da presidência do Conselho Deliberativo do Atlético este ano. No período, fez lobby pela implementação da biometria nos estádios, também pela liberação da cerveja, conversou sobre a dívida da Arena com a Fomento Paraná e negociou com o Paraná Clube o empréstimo da Arena. O Sr. realmente esteve afastado do Furacão?

17) O Atlético vai assinar com a televisão para a transmissão do Campeonato Paranaense de 2018?

18) Estando ou não o pedido de assembleia em conformidade com o estatuto do clube, por que o Atlético não abre uma consulta popular para ouvir os desejos de sua torcida sobre plano de sócios e adereços de torcida na Arena?

19) O Atlético tem um dos planos de associação mais “engessados” do país e, notadamente, tem dificuldades para ampliar sua carta de sócios. Por que o clube não apresente alternativas?

20) O Atlético possui mais de 1 milhão de torcedores, contingente que garante ao clube determinado patamar na divisão das cotas de TV e em patrocínios, como o estatal da Caixa. Por que a parcela mais popular de sua torcida não tem chance de frequentar a Baixada?

LEIA MAIS: Propostas do Atlético agridem a inteligência de seu torcedor

21) Recentemente, o Sr. esculhambou com um dos ídolos do clube, o ex-presidente Jofre Cabral e Silva. No final dos anos 60, o dirigente tirou o Atlético da Segunda Divisão do Estadual e montou o time que fez a segunda aparição do estado do Paraná no cenário nacional, após o Ferroviário, em 67, com a disputa do Robertão. Por que o Sr. disse que Jofre nunca ganhou nem fez nada pelo clube?

22) Desde que o Sr. retornou o clube, em 2012, o Atlético só foi campeão em 2016, do Paranaense. Diante do potencial do clube, por que a escassez de conquistas?

23) O Atlético defende uma divisão mais equilibrada das cotas de televisão das competições nacionais. Por que no Paranaense o clube não assume a mesma posição?

24) Uma das justificativas do Atlético para que a Arena recebesse cadeiras cinzas era uma suposta “maior facilidade” para conquistar grandes eventos. Por que a Arena não recebe grandes eventos?

Uma para Luiz Sallim Emed…

25) Quando vitorioso nas eleições, o Sr. afirmou que seria o presidente de fato e de direito do Atlético. É o que está acontecendo?

************************************************************

Abaixo, recupero outras perguntas que fiz em publicação do final de agosto, quando do 1º Congresso Latino Americano de Gestão Eficaz para Arenas e Estádios, em parceria com a Imply, realizado em seu estádio:

26 – Por que o Atlético tem taxa média de ocupação de seu estádio de apenas 37%, quase um terço da capacidade, considerando os Campeonatos Brasileiros de 2015, 2016 e os jogos de 2017 até então? Público médio de 16.001 para uma capacidade de 43.000, segundo o site oficial do Furacão.

27 – Por que o Atlético vendeu em média somente 3.509 ingressos na bilheteria nas 10 partidas que fez em Curitiba no Brasileiro deste ano? A maioria para visitantes.

28 – O Atlético tem cerca de 25 mil sócios e a média de comparecimento dos associados aos jogos do Brasileiro 2017 não alcança 15 mil. Por que aproximadamente 10 mil atleticanos fieis faltam aos jogos a cada jogo na Arena?

29 – Por que o Atlético deixou de jogar em sua arena a principal partida do clube desde a reinauguração do estádio em 2014? Duelo pela Libertadores com o Santos.

30 – Por que o Atlético fez em três anos somente dois eventos de grande porte em sua arena multiuso? UFC em 2016 e Liga Mundial de Vôlei este ano.

31 – Por que três anos após o término da Copa não se sabe ainda como será paga a reforma da Arena? Pergunta fundamental que vale também para a prefeitura de Curitiba e o governo do Paraná.

32 – Por que o Atlético, diferentemente dos demais clubes que construíram novas arenas, tem uma casa que praticamente não possui as cores do time?

33 – Por que o Atlético, três anos depois da reabertura, oferece um serviço de alimentação notadamente inferior ao do estádio antes do fechamento para a Copa?

34 – Por que o Atlético ainda não implantou o boulevard gastronômico prometido em frente ao estádio?

35 – O que aconteceu com a empresa G3 United, gestora local de eventos do clube na arena, que fez promessas e desapareceu?

36 – Por que o Atlético não conseguiu um contrato de naming rights para o estádio?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]