• Carregando...
Eventos para relembrar a luta das mulheres
| Foto:
State Library of NSW
Na rua por direitos – Marcha do Dia Internacional da Mulher em Sidney, no Canadá, em 1979

O dia 8 de março está chegando. Não é um dia para flores e promoções em lojas, mas para debater o que ainda falta ser conquistado e refletir sobre o que pode ser melhorado em relação ao que já conquistamos. Em Curitiba, ocorrerá uma série de eventos para relembrar e homenagear a luta feminista. Confira abaixo quais são eles e, caso saiba de algum que não esteja listado, escreva para mim e ajude a divulgar.


Documentário sobre mulheres e candomblé

07/03 – A partir das 13h30, haverá a exibição, na Reitoria da UFPR, do documentário “A cidade das mulheres”, de Lázaro Faria, sobre as mulheres de terreiros da Bahia e a vida da pesquisadora Ruth Landes, que abordou em livro a vida dessas mulheres e a importância delas para o candomblé.

Local: Sala 207, no 2.º andar do Prédio D. Pedro I, na Reitoria da UFPR.

Flyer do evento no Facebook

— Preparativos para o 8 de março na UFPR

O Grupo de Gênero do Coletivo ‘Quebrando Muros’ estará elaborando cartazes para o dia 8 de março no pátio da Reitoria e convida os estudantes a participar da oficina. Também será exibido um documentário, o “Mães da UFPR” sobre as estudantes da instituição que são mães e que enfrentam uma série de discriminações e dificuldades para criar os filhos enquanto estudam.

7/03 – Oficina de Cartazes e Exibição do Documentário – a partir das 18h30

Local: Pátio da Reitoria

Página do evento no Facebook

— Semana de Lutas das Mulheres da UFPR

As estudantes da UFPR promovem ao longo da semana uma série de eventos para discutir a pauta feminista.

6/03 – Haverá a exibição de um documentário sobre violência doméstica no Restaurante Universitário do campus Jardim Botânico. Serão em dois horários: das 11h45 às 13 e à noite, das 18h às 19h.

Local: Campus Jardim Botânico.

7/03 – Roda de conversa sobre violência contra a mulher realizada pelo Núcleo de Gênero da UFPR, das 12h às 13h.

Local: Anfiteatro 400, no 4.º andar do Prédio D. Pedro I, na Reitoria.

7/03 – Ensaio da Bateria Juventudes para o dia 8 de Março.

Local: 2.º andar do prédio do DCE – Diretório Central dos Estudantes, ao lado do Restaurante Universitário da Reitoria.

8/03 – Concentração para o ato do dia 8 de março, que ocorrerá na Boca Maldita, às 15h30.

Às 18h30, as estudantes entregarão à secretária da mulher de Curitiba, Roseli Isidoro, a Carta das Mulheres elaborada pelos estudantes. A entrega será na sede da secretaria, no Palácio Garibaldi,no Largo da Ordem.

Local: Boca Maldita – Largo da Ordem.

Confira o flyer do evento no Facebook

— Debate sobre Gênero, Poder e Violência no Colégio Estadual do Paraná (CEP)

8/03 – O debate ocorrerá em duas sessões, às 10h e às 19h, organizado pela Coordenação de Sociologia do CEP e pela Secretaria da Mulher da CUT-PR

Local: Colégio Estadual do Paraná – Avenida João Gualberto, 250, Alto da Glória

— Palestra sobre Violência Doméstica

O tema é do interesse de todas nós e serve para entender e cobrar o trabalho que vem sendo feito pela Delegacia da Mulher de Curitiba.

6/03 – Tema: A metodologia de trabalho da Delegacia da Mulher em Curitiba – números de casos, resolutividade e desafios na formação dos recursos humanos da instituição. A palestrante é Araci Carmem Costa Vargas, delegada da Delegacia da Mulher em Curitiba. Horário: 14h.

Local: Auditório da Cohab, no 3.º andar, na Rua Barão do Rio Branco, 45, Centro.

— Palestra sobre a Violência contra a mulher no trabalho

6/03 – Outro tema importante. O tema será: “Violência contra a mulher – assédio moral e sexual no trabalho”. A palestrante será a advogada e ativista dos direitos da mulher Sandra Lia Leda Bazzo Barwinski, presidente da Comissão Da Mulher. Horário: 15h

Local: Auditório da Cohab.

— Palestra sobre a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres de Curitiba

7/03 – Curitiba finalmente terá a sua secretaria da mulher – somos a última capital a ter o órgão. A palestra será a respeito de como integrar as ações das mulheres aos planos estratégicos do governo municipal. A palestrante será Roseli Isidoro, secretária especial da Mulher. Horário: 14h.

Local: Auditório da Cohab.

— Palestra sobre Equidade de gênero e raça

7/03 – Palestra sobre equidade de gênero e raça, com discussão a respeito da concepção de gênero utilizada e breve balanço do programa ‘Pró-equidade de gênero e raça’, com Marisa Mendes de Souza, da secretaria especial da Mulher. Horário: 15h.

Local: Auditório da Cohab.

No site da prefeitura de Curitiba há mais informações sobre as 4 palestras e outros eventos oficiais

— Mostra sobre “A mulher no cinema”

7/03 – Na quinta-feira, o CineClube SESI inaugura o ciclo “Amulher no cinema”, onde apresentará obras cinematográficas de diretoras mulheres. A primeira diretora é Maya Deren. Serão quatro filmes. As outras sessões ocorrerão nos dias 14, 21 e 28, no mesmo horário, a partir das 19h30.

Local: Sala Multiartes do Centro Cultural do Sistema Fiep, na Avenida Cândido de Abreu, 200, Centro Cívico. A entrada é franca.

Confira mais informações sobre os filmes

Debate sobre feminismo na PUCPR

7/03 – A partir das 19h, alunas do Centro Acadêmico de Ciências Sociais e de Serviço Social da PUCPR promovem discussão sobre o papel do feminismo, a luta contra o machismo e a importância de promover a visibilidade das mulheres negras e trans dentro dos espaços organizados.

A mesa debaterá os seguintes temas:
– Machismo no dia a dia – Mariane Siqueira.
– Histórico do feminismo e necessidade de organização das mulheres – Hellen, do Levante Popular da Juventude.
– Mulheres Negras – NUSPARTUS.
– Mulheres Trans – Andreia Lais Cantelli, do Transgrupo Marcela Prado.


Local:
O evento ocorrerá no Auditório Tristão de Athaíde, que fica no térreo do Bloco Amarelo.

Também haverá apresentações artísticas.

Página do evento no Facebook

Mesa redonda sobre a mulher capoeirista

A Associação de Capoeira Angola Dobrada (ACAD) realiza o evento “Levanta a saia, lá vem a maré” com atividades para refletir sobre o papel do gênero dentro da capoeira, além de outras atividades abertas para a comunidade.

8/03 – A partir das 17h, haverá Mesa Redonda sobre Gênero e Cultura, com as palestrantes Liliana Porto, antropóloga pela UFPR e pesquisadora sobre capoeira em Curitiba; Caroline Césari, antropóloga e pesquisadora sobre capoeira em Belo Horizonte (MG); Caroline Blum, capoeirista e antropóloga; Giseli Rossi, capoeirista e jornalista; Iyagunã Dalzira, yalorixá Ilê Asé Ojubo Ogun; e Tânia Lopes, coordenadora de Educação das Relações da Diversidade Étnico Racial CERDE/DEDI/SEED; Clemilda Santiago Neto, historiadora; e Margarida Quadros, socióloga da Fundação Cultural de Curitiba;

9/03 – Debate às 12h sobre a mulher na capoeira. Antes, às 9h, haverá treino de capoeira angola.

Local: Sede da Associação de Capoeira Angola Dobrada (ACAD), na rua Presidente Cavalcanti, 372, Centro.

Confira a página da ACAD, que traz a programação completa do evento

Ato das mulheres trabalhadoras

Movimentos sociais e de mulheres realizam ato na Boca Maldita em homenagem à mulher trabalhadora. É uma iniciativa importante para discutir e lembrar que, no Brasil, ainda ganhamos 73% do que ganham os homens, e que as mulheres pobres e negras são as mais injustiçadas do ponto de vista econômico. Somos um país em que as trabalhadoras domésticas ainda não possuem os mesmos direitos do restante dos trabalhadores, e onde a licença maternidade, entre tantos outros direitos, ainda não são integralmente respeitados.

8/03 – Concentração a partir das 15h30 na Boca Maldita. Haverá seis atos ao longo da caminhada, que se encerrará em frente ao Palácio Garibaldi, sede da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres de Curitiba.

Local: Boca Maldita – Largo da Ordem

Página do evento no Facebook

Bicicletada das mulheres

A bicicleta, além de contribuir para diminuir o congestionamento e a degradação do meio-ambiente, é também um meio de empoderamento da mulher. Entenda o porquê na página da bicletada que ocorrerá em Curitiba em homenagem às mulheres lá no Facebook

8/03 – Concentração na Praça 19 de Dezembro, a Praça do Homem Nu, às 18h.

Local: Praça do Homem Nu – Largo da Ordem

— Lançamento de livro sobre as Mulheres Negras

8/03 – A partir das 19h, haverá o lançamento estadual do livro “Mulheres Negras na Primeira Pessoa”. Uma obra que vem contribuir para dar mais voz às mulheres negras, duplamente discriminadas – pelo machismo e pelo racismo. A realização é da Rede de Mulheres Negras do Paraná.

Local: Sede da Secretaria Municipal de Curitiba – Largo da Ordem

Página do evento no Facebook

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]