• Carregando...
Dançando conforme a música
| Foto:

Agora o estudante, seus pais e professores e interessados no assunto não lidam ou conversam apenas sobre a lentidão do sistema na tentativa de acesso ao SISU e do componente apimentado da competição implantado com as novidades trazidas pelo ENEM de 2009, mas também acerca da flexibilidade assumida pelo MEC diante da seleção dos estudantes aos cursos superiores em funcionamento nas universidades públicas que aderiram à plataforma implantada pelo ministério.

Reprodução
Lentidão no acesso dos estudantes ao SISU fez MEC desconsiderar o critério de antecedência na inscrição para desempate das notas – ENEM 2009

Para melhor dimensionar a situação transcrevo dois comentários de leitores encontrados na última postagem no blog; acompanhe-os:

“Oi! Gostaria de dizer que estou muito decepcionada com o SiSu. No primeiro dia nem consegui entrar na tela de acesso e no segundo dia acordei as 5 da manhã para dexar tudo organizado para tentar fazer a inscrição, mas só fui conseguir fazer as 23:00!!! E agora estou acompanhando minha colocação e estou triste porque estou bem afastada da nota de corte, queria muito ser chamada, mas existem alunos que só fazem a inscrição e não confirmam a matrícula. Acabam tirando a vaga da gente( Fiama, 1º de fev., no Na Mira do Leitor, 12h09)”

“Pelo menos é dada a devida importância à leitura e à escrita no critério de desempate. Os estudantes devem ficar “ligados” pois com tantos candidato disputando as vagas o empate é uma possibilidade REAL.( Junior, 1º de fev., no Na Mira do Leitor, 03h29)

Não deixe de ler – O interessante passo- a –passo oferecido pelo Caderno Vestibular com relação ao SISU está convidativo( Inscrição para vagas termina nesta quarta, GP, 3 de fev.).

Uma questão básica: será que a maioria dos estudantes dispõe de um computador, conta com internet rápida e tempo hábil para os acessos ao site do MEC? É pequena a margem de pessoas que dispõe de internet livre em casa. Fico aqui pensando nos que enfrentam dificuldade de logística para fazer as tentativas de acesso. Não é por menos que Pane faz MEC mudar critério de desempate (Vanessa Prateano, GP, 2/2/2010)

Quanto ao ENEM repaginado – Você é capaz de recordar das alterações que o MEC realizou desde a implantação do novo ENEM, em maio de 2009? O número das questões de 200 para 180, o calendário das inscrições, os dias das provas,no entanto a mais recente é a flexibilidade nos critérios diante de empate das notas alcançadas pelos candidatos.

Eu danço, ele dança, nos dançamos – A expressão “dançar conforme a música” atende ao comportamento esperado de quem, diante de um imprevisto encontra um modo de ajuste, caso contrário a música toca, mas os dançarinos não conseguem a harmonia necessária. No caso do MEC a pressa na implantação das novidades é o motivo desencadeador das surpresas do percurso e os estudantes dançam agora conforme as regras do ministério.

Você considera:

> Os ajustes feitos pelo MEC como ( ) bem ajustados ( ) necessários ( ) mal feitos ( ) injustos?

> A condição do candidato diante desse processo de seleção às universidades públicas que aderiram integralmente ao ENEM é: ( ) injusta ( )impotente ( ) interessante ( ) oportuna?

Você tem algo a acrescentar, prezado leitor? Argumente objetivamente as suas ideias, mas lembre-se: diante das divergências os argumentos assentados na lógica dos fatos explicam, convencem, persuadem e estabelecem sentidos aos temas. A palavra é sua!

Observação: desde o último final de semana estou fora de Curitiba; no roteiro de trabalho e de férias as cidades de Campinas(SP) e Belém(PA) serão as referências. Um teste poderoso para avaliar a minha internet móvel e o vigor da interatividade com você, prezado leitor.

Até a próxima!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]