• Carregando...
Para quem gosta de ler e de escrever
| Foto:

Ler para muita gente não é um prazer, mas obrigação, entretanto, não será o caso de quem aparece regularmente aqui, sempre convidado a abrir links e também a treinar a escrita com a redação de comentários assentados em argumentos objetivos. Na internet e, mais precisamente nos blogs – espaço democrático de convivência, aprendizado e divulgação de informes – vários tipos de interlocutores aparecem: os simpáticos, que puxam conversa, os participativos, que trazem novidades, além de centrar comentários visivelmente reflexivos e concatenados, os evasivos, que mal terminam as palavras e frases, deixando ideias pendentes e ambíguas e os lamentavelmente grosseiros, que agridem com palavras e intenções tudo e a todos, estes, ainda bem, raríssimos nesta página.

Arquivo cel.        Doralice  Araújo
Leitores na web deteem muitas informações e estão cada vez mais preparados para questionar, sugerir e interagir

Sem bons exemplos não adianta reclamar – Lamentavelmente muitas crianças e jovens não recebem orientações de leitura e escrita com a devida objetividade e acerto. É bem provável que seus pais e professores não costumem ler com satisfação – e o exemplo é a melhor modo de incentivar o gosto pela leitura e, consequentemente, pela escrita. Apontar diariamente referências de leitura, deixar espalhados pela casa jornais e revistas, não expressar indisposição para ler ou escrever, visitar e emprestar livros de bibliotecas, permutar informações, entre outras atitudes funcionam muito mais do que apenas reclamar que a criança ou o jovem não lê e não escreve nada.

Você, por exemplo, que clicou aqui, o que leu de interessante nos últimos dias? Poderia citar exemplos com as devidas fontes informativas? Vamos lá, aponte os links, títulos e temas que prenderam a sua atenção.

Fiz uma seleção de textos e referências que encontrei na
internet; tenho certeza de que você vai também vai gostar muito; clique nos links e ótima leitura!

> Uma produtiva reflexão e conversa em casa é o que a reportagem 3 deputados do Paraná estariam reprovados se fossem alunos, de Karlos Kohlbach, na GP oferece; veja se concorda comigo.

> Quantos livros você lê durante o ano? Eu já perdi a conta, mas a reportagem Brasileiro lê um livro por ano(na GP)mostra que é preciso mais exemplo de leitores satisfeitos.

> Adoro notícias sobre comidinhas e reflexões nutricionais; a Mariana Sanchez reuniu ótimas análises sobre o assunto em
Cardápio emocional, na GP – e as ilustrações do Benett fazem realmente um casamento perfeito entre o texto e as imagens.

> Gosto de examinar comentários sobre as ótimas séries de tevê anteriormente exibidas. Busque No final do ano pensando em Anos Incríveis, que está no Labirintos do sotão o, do escritor Marcelo Maluf. Aos fãs da série será uma volta espetacular no tempo.

> Eu seleciono reportagens, ilustrações, infográficos, cartas de leitores e uma série de textos dos jornais impressos para trabalhar nas minhas aulas de redação, mas uma artesã encontrou um modo bem interessante de reaproveitar os jornais; não deixe de buscar Sapatilhas de jornal, no Blog do Bem, da
Janeisa T. Porto Alegre. Será que alguém faria uma sapatilha dessas, aqui em Curitiba?

> Quer sorrir e sacudir o corpinho enquanto avista TAP e o Aeroporto de Lisboa? Foi indicação de uma leitora amiga; eu adorei! Tenho certeza de que você também irá gostar.

> No próximo final de semana sairei em temporada de férias para visitar parentes em SP, mas depois passarei alguns dias no norte do Brasil. Quer saber quais são as Dez razões para visitar Belém , assinadas pelo Claudio Feldens, na GP? Eu sou do Pará , moro em Curitiba desde 1992 e a fidelidade às peculiaridades da capital paranaense marcou espetacularmente a reportagem, feita para o Caderno Turismo.

Agora é com você! Compartilhe leituras; interaja escrevendo o seu comentário, prezado leitor.

Até a próxima!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]