• Carregando...
Parem de matar os ciclistas nas estradas
Parem de matar os ciclistas nas estradas| Foto:
Parem de matar os ciclistas nas estradas

Parem de matar os ciclistas nas estradas

Senhores motoristas, basta!

Talvez vocês não saibam, mas nós ciclistas e triatletas necessitamos dos acostamentos das estradas para os nossos treinos. Não há outra opção. Entenda: As competições das modalidades de ciclismo e de triatlhon possuem distâncias em média acima de 50 quilômetros. Para que possamos nos preparar para estas competições precisamos treinar em percursos que permitam uma pedalada contínua e longa. Normalmente pedalamos acima destes 50 quilômetros, alguns até acima de 150 quilômetros. São quatro…cinco horas de treino por dia. Não existe a menor condição de treinar em: ciclovias, parques ou pelas ruas das cidades. A única opção são as estradas!

E saiba mais: Nós temos este direito por lei!

Sim. É lei!

No Código Brasileiro de Trânsito – no Capítulo III – Das Normas Gerais de Circulação e Conduta – Art.58. “Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores. “

Treinamentos de ciclismo nas estradas não acontecem apenas no Brasil, é uma realidade mundial. Todos, todos os ciclistas e triatletas treinam em estradas por todo o mundo. Mas com diferenças vitais, em alguns países o ciclista é devidamente respeitado. É cultural, natural! Em muitos países os motoristas dirigem por quilômetros atrás de um ciclista até que tenha condições seguras para ultrapassagem.

E os cicloturistas? Que optaram em viajar de bicicleta? Eles também têm o direito. Direito por lei e por condição como cidadão.

Mas me conte de você? Qual a sua profissão? Imagine se para desempenhar a sua profissão com segurança, você necessitasse do cuidado e da consciência de outros?

Vamos imaginar que você é motorista de caminhão ou de ônibus e, que a cada quilômetro você tivesse a ameaça constante de, por exemplo, um avião cair encima de você? Se você que trabalha em uma indústria, em um escritório e, todo dia houvesse a possibilidade de algum atirador adentrar em seu lugar de trabalho, atirar e você morrer com um tiro? Muitos de nós temos como profissão, o ciclismo ou o triatlhon! E nos sentimos ameaçados a cada minuto de treino nas estradas.

E, o que você faz para se divertir? Vai a bares… casas noturnas? Joga um futebolzinho com amigos nos finais de semana? Gosta de viajar para praia…ou para o campo com a família? Imagine se a cada diversão, houvesse um risco de você morrer? Muitos de nós temos como diversão, o ciclismo! Muitos quase não conseguem esperar para que o final de semana chegue para pegar a estrada com sua bicicleta e, se divertir!

E se você ao invés de nos enxergar “apenas” como ciclistas, nos enxergasse como mães, esposas …namoradas! Podemos ser o seu médico, seu advogado, um cliente de sua empresa ou o seu futuro marido! Podemos ser um primo que você nem sabe que pedala. Um amigo de sua noiva ou um melhor amigo do seu filho!

Somos iguais a você – Só que somos apaixonados por ciclismo!!! Pense nisso.

Eu acredito que a conscientização através da informação pode mudar a nossa educação.

Eduque-se, respeite o ciclista na estrada!

Sou Cynthia Duarte – Atleta profissional de ciclismo por 20 anos, atualmente triatleta.

Facebook Fanpage –  https://www.facebook.com/cynthiaduartebike

Instagram – @cybike

ciclismocampeao@outlook.com

www.ciclismocampeao.com

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]