• Carregando...
5 passos para se fazer uma escolha mais consciente.
| Foto:

Você já deve ter ouvido aquele velho ditado: “A cada escolha, uma renúncia”.

visual hunt

 

Não há nada mais verdadeiro: escolher é, ao mesmo tempo, aceitar e recusar.

A responsabilidade embutida nas escolhas e em seus resultados é que dá o seu peso em nossa vida. Por isso é tão importante clarificar suas opções: torná-las claras, visualmente.

Saber do que se está abrindo mão e qual o motivo por trás da decisão é libertador. Para isso, existem algumas perguntas utilizadas em processos de Coaching e de Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) que permitem um maior esclarecimento dos seus objetivos e, portanto, fazem das escolhas menos dolorosas.

São elas: O que eu quero para a minha vida? Onde posso encontrar a felicidade, independente das circunstâncias? No que sou útil? O que preciso fazer para que eu sinta mais paz e felicidade? Qual mudança eu preciso perceber para que eu encontre a minha paz?

Agora, vou apresentar 5 passos que trarão clareza à consciência para que se tome uma decisão leve.

1) Proposta: Obviamente, é muito importante saber qual é a questão a ser escolhida, ou seja, qual é a proposta. O que está sendo apresentado para que eu possa escolher? Quais são as opções que eu tenho para o momento?

2) Alinhamento: Em segundo lugar, explore cada opção, faça uma lista de prós e contras sobre cada uma delas. Na melhor visão, o que aconteceria se eu escolhesse “tal coisa”? E na pior visão, o que poderia acontecer? Qual escolha está mais alinhada com o que eu quero para a minha vida? Onde estarei em paz?

Anote, mantenha um caderno até! Assim você sempre terá em mente as razões que te fizeram tomar a devida atitude. Ao anotar, além de fortalecer o motivo de sua escolha, você também poderá perceber, no futuro, o seu incrível progresso – tendo em vista, que a mente está em constante aprendizado com as experiências. #decisõescadavezmelhores!

3) Decisão: Como o próprio nome diz, nesta etapa chegou a hora de DECIDIR.

É neste momento que você pensa: bom, é isso que eu preciso fazer para que eu caminhe em direção ao que quero!

Pode ser que esta decisão não seja fácil de ser tomada, mas ela precisa dizer no fundo do coração, que é isso que deve ser feito, de acordo com os seus valores.

Nesta etapa você também irá pensar nas estratégias. Ou seja, como posso fazer da melhor forma possível? E brilhe com a sua sensibilidade!

4) Ação: Chegou a hora! Momento da coragem! ACIONE! Faça o que você percebeu que trará o resultado que você mais quer! A Sua Felicidade! Ainda que possa ser uma ação difícil ou até mesmo dolorida, fortaleça-se na sua Razão de Vida, pois é isso que moverá a mudança que deseja.

5) Recompensa: Enfim, a comemoração. Dedique nesta etapa uma atitude extra, um bônus, que seja o seu mimo. Aqui, é o momento de mostrar para você mesmo que você agiu. Agiu, a nível da sua consciência atual, em direção ao que você quer. Parabenize-se por isso! E seja feliz!!

Uma ótima semana, rica de inspiração e vontade!!

Isabella Kobbaz

Psicóloga CRP: 08/22248

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]