• Carregando...

O verão está quase aí, faltam 2 meses só! Logo começa a preocupação: “O que eu vou fazer com aqueles quilinhos extras que ganhei no inverno?!”. Desesperada você vai a nutricionista. Recebe sua dieta: “Meio pão de manhã, duas folhas de alface no almoço, uma azeitona de lanche da tarde, meio prato de sopa na janta”. Você fica desconfiada mas encara a dieta. Passa uma semana e você perdeu 3 quilos! Parabéns! Seu humor está péssimo, você mal aguenta ficar em pé mas perdeu 3 quilos, isso que importa não é mesmo? Mais uma semana se passa e mais 2 quilos se vão. Você fica feliz, mas não aguenta mais essa maldita dieta e resolve acabar com ela com estilo. Vai numa churrascaria, numa sorveteria, em todas as …ias possíveis. E engorda 6 quilos em uma semana. Você jura de morte a nutricionista! Nunca mais vai fazer uma dieta! E o pior, põe na cabeça que dietas são impossíveis e dolorosas.

Agora vamos trazer esse exemplo para o mundo das finanças. Você estar com uns quilinhos a mais é o equivalente a você estar no cheque especial. Para sair dessa situação você precisa planejar suas finanças, ou seja, fazer uma dieta com seu dinheiro! E assim como a dieta da comida se você for radical e não levar em conta a sua qualidade de vida, nunca vai dar certo e cada vez que você pensar em fazer cuidar do seu dinheiro você vai lembrar da vez que não deu certo e vai abandonar a ideia antes mesmo de começar.

(crédito: Visual Hunt)

Para conseguir equilibrar uma vida financeira saudável com uma boa qualidade de vida precisamos levar em consideração diversos aspectos. O primeiro e mais importante são seus valores, aquilo que você considera de mais importante na sua vida. Você gosta de carros? Se você vender seu carro para economizar dinheiro ou pagar suas contas logo vai ficar bastante insatisfeito com sua escolha e irá comprar um carro novo e muitas vezes mais caro que o primeiro. Sua família é prioridade na sua vida? Cortar o auxilio que você dá a sua mãe todo o mês vai te deixar muito triste. Separe seus gastos em vários setores como por exemplo, família, alimentação, educação, viagens e se necessário fazer algum ajuste nas suas finanças, escolha diminuir o orçamento daquele setor que não irá te trazer diminuição da qualidade de vida.

O segundo aspecto que devemos levar em conta são seus planos para o futuro. Você está confortável com seu emprego no momento? Com sua casa? Não faz sentido você parar de estudar para economizar dinheiro se você precisa dessa graduação para ser promovida. Vale a pena fazer pequenos sacrifícios para se sustentar até terminar o curso que está fazendo. Você não aguenta mais morar na sua casa atual? Comece a separar o dinheiro necessário para a mudança e a nova mobília.

Finalmente o que faz seu bolso saudável é o mesmo que faz o seu corpo saudável: os hábitos do dia-a-dia! Não desperdiçar dinheiro com futilidades, fugir dos empréstimos, evitar compras desnecessárias são algumas das ações que vão beneficiar e muito seu bolso! Assim como seu corpo, é muito mais fácil manter ele saudável do que encara uma dieta drástica todo o ano. Disciplina é a chave do sucesso!

Por Júlia Mendonça, planejadora e coach financeira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]