• Carregando...
Atletas militares. Sim senhor!
| Foto:

Entenda como o programa de atletas militares das Forças Armadas Brasileiras reflete diretamente na sua vida.

Descobri um pouco sobre este assunto conversando com um exemplo de paixão pelo esporte, disciplina, dedicação, força e muito talento, a sargento do Exército Camila Schernoveber Campanhola – Atleta do Pentatlo militar.

*Créditos da foto: Andrei Chiminazzo

Há sete anos Camila deixou a casa dos pais em Curitiba e foi participar do inédito programa criado pelas forças armadas no intuito de reforçar o time de farda durante os jogos Militares Mundiais. Deu certo! O programa beneficia os atletas com um salario mensal de R$ 3.200,00 e disponibiliza as estruturas dos centros de treinamento em bases nos quarteis de todo o Brasil para os treinamentos das várias modalidades destes atletas. Tudo o que um atleta de alto rendimento precisa,  patrocínio e estrutura para treinar!

Os atletas que são selecionados podem permanecer no programa por no máximo oito anos, com a renovação deste contrato a cada ano. Eles não se tornam oficiais e nem podem seguir carreira militar.

No caso de Camila, que optou pelo Pentatlo Militar, a moradia no Rio de Janeiro é obrigatória.

O treinamento é feito na base da marinha no bairro da URCA onde fica o Centro de Capacitação Física do Exército. Camila residiu no alojamento da base durante quatro anos mas hoje consegue conciliar a rotina dos treinos no quartel morando fora dele. Ela acorda às 05:15h de segunda a sexta, se apresenta para o treino ás 07:00h – e não é 07:01h – é 07:00h! E sai às 17:30h.  Sábado o treino é a distância – ela treina e envia o “feed back” para os treinadores.

Eu perguntei para ela: O que te motivou a entrar para este programa em um esporte inédito para voce e tão diferente, sendo que você na época era uma triatleta?

Ela me respondeu: “O desafio! Eu sempre fui uma apaixonada pelo esporte, sempre quis viver para treinar, viver para competir!”  E quando ela viu a oportunidade de ingressar no programa, ela disse: ”Opa, perfeito! Minha profissão vai ser atleta!”

A Sargento Camila integra a primeira equipe feminina do Pentatlo militar do Brasil. Foi formada para disputar os Jogos militares de 2011 e o projeto foi muito bem sucedido, as meninas foram Medalha de Bronze “já de cara” neste mundial!

*Foto: Arquivo pessoal de Camila

O pentatlo é composto pelas seguintes provas: tiro – tiro de fuzil 6 mm há 200 metros de distância. Corrida com obstáculos. Natação com obstáculos, corrida cross country, lançamento de granadas – que…ufa! São réplicas de granadas, considerando apenas o tamanho e peso das granadas “reais” – e não a composição explosiva. E por final corrida em uma pista de cross country. Há mais de 50 anos esta disciplina faz parte da competição entre militares de diferentes nações, sob a supervisão do Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM).

No site do www.ciclismocampeao.com faço uma descrição da interessante competição do Pentatlo Militar detalhando as cinco modalidades do Pentatlo Militar. Ficou curioso? Acessa!

Medalha de bronze nos 5º Jogos Mundiais Militares de 2011, medalha de prata por equipe na 6ª Copa Internacional de Pentatlo Militar em 2011, 10º lugar Cross Country e 6º lugar individual geral no Campeonato Internacional de Pentatlo Militar em 2015, Camila Campanhola segue evoluindo fantasticamente e, este ano no mundial terminou como a terceira melhor do mundo na modalidade do tiro.

*Foto: Arquivo pessoal de Camila

Nada surpreendente para quem me confidenciou que demorou quatro anos para aprender e entrar no nível competitivo mundial do tiro. É muita determinação e treino. São sete anos de quase 200 horas semanais de treinos. E em regime militar! Disciplina na alimentação e no repouso. Nos finais de semana – que não precedem competições – ela se dá ao “luxo” de não treinar e de escolher uma das refeições deste “day off” para “enfiar o pé na jaca” e… por exemplo, comer uma pizza! Como não admirar e respeitar estes atletas?

Mas afinal, conforme o enunciado da minha matéria de hoje, como este programa pode beneficiar a vida do cidadão comum?

A consequência do trabalho destes atletas militares é a conquista de medalhas em Jogos militares, Olimpíadas e campeonatos mundiais. Isso coloca as Forças Armadas Brasileiras em evidência e revertendo diretamente na divulgação do trabalho nos centros de treinamentos.

Em contrapartida o Ministério da Defesa faz mais repasses de verba de investimento para o setor desportivo dos quarteis e, consequentemente os soldados e os militares, que usufruem destas estruturas, se beneficiam. Ou seja; o nosso exercito fica mais capacitado, mais treinado e de certa forma os brasileiros mais protegidos e seguros.

Apesar do Brasil nunca ter entrado em guerra, qualquer cidadão brasileiro consegue mensurar a importância de ter um exército nacional preparado e apto ao combate para defesa do país. Sargento Camila Campanhola e Cynthia Duarte*Créditos da foto: Andrei Chiminazzo

Sou Cynthia Duarte, fui atleta profissional de ciclismo por 20 anos e atualmente sou triatleta.

Facebook Fanpage –  https://www.facebook.com/cynthiaduartebike

Instagram – @cybike

ciclismocampeao@outlook.com

www.ciclismocampeao.com

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]