• Carregando...
Avaliação Física – importância e necessidade para todos.
| Foto:

Ela é importante para quem está começando a se movimentar, tanto nas ruas como nas academias. É imprescindível para quem já pratica alguma atividade física regularmente, e claro, para quem treina profissionalmente ou como atleta amador em algum esporte. Pensando bem, ela também é importante para a nossa qualidade de vida. Qualquer atividade que envolva o nosso corpo precisa de cuidados e atenção. Então, vamos dar importância para a avaliação física durante e por toda a nossa vida. Saúde é tudo!

Hoje não existem mais discussões acerca deste assunto. É fato! Para a manutenção da saúde o indivíduo tem como obrigação fazer exercícios físicos regularmente. Pessoas ativas têm menores riscos de ter doenças como hipertensão, diabetes, depressão e cardiopatias, e muitas outras. Sendo assim, uma vez iniciada a atividade física deve-se o mais breve possível procurar quem faz este tipo de trabalho. Lembrando que deve ser feito com profissional habilitado. Caso contrário, você pode correr riscos desnecessários.

Antes do início da pratica de exercícios físicos, é importantíssimo fazer uma avaliação física. Ela será importante para saber como estão as suas condições para o que escolheu fazer e para mensurar a sua evolução, seu desempenho e principalmente como o seu corpo está reagindo aos estímulos do seu treinamento, seja ele feito em uma academia ou nas ruas. Cada pessoa reage diferentemente de outra aos mesmos exercícios aplicados. Sejam por questões fisiológicas, genéticas, históricas e estilos de vida. Consequentemente cada uma terá também um resultado esperado diferente. As avaliações orientam os professores sobre as alterações e mudanças que deverão ser feitas ao longo dos treinos de cada pessoa.

Mas quem pode fazer estas avaliações físicas e este monitoramento das nossas atividades físicas?

*Crédito da foto Andrei Chiminazzo

Apenas um profissional habilitado, um educador físico. Estes profissionais são pessoas aptas a analisar os dados pessoais, hábitos de vida, o uso de medicamentos. Fazer medições como pressão arterial, frequências cardíacas (em repouso e em esforço), analisar a composição corporal do indivíduo e ter um diagnóstico postural e de flexibilidade.

*Crédito da foto Andrei Chiminazzo

De posse destes dados, ele vai identificar qual será a carga horária semanal de sua atividade e também indicar qual a melhor modalidade para que você possa atingir o seu objetivo. As corridas, caminhadas e o ciclismo, por exemplo, poderão lhe ajudar a perder peso e promover um belo condicionamento cardiovascular. Aulas de yoga, Pilates e de alongamento ajudam a desenvolver a flexibilidade. Programas de musculação nas academias e de Pilates em studios especializados, proporcionam ganho de massa muscular. Estes são basicamente alguns exemplos das escolhas que o profissional da área pode fazer para que você obtenha êxito em atingir o seu objetivo.

Pratique esportes, sempre! Faça avaliações físicas regularmente! Procure profissionais de educação física qualificados!

*Crédito da foto Andrei Chiminazzo

Trabalhamos para informar e incentivar a pratica esportiva visando a qualidade de vida e o bem-estar da sociedade onde vivemos.

Sou Cynthia Duarte, fui atleta profissional de ciclismo por 20 anos e atualmente sou triatleta.

Facebook Fanpage –  https://www.facebook.com/cynthiaduartebike

Instagram – @cybike

ciclismocampeao@outlook.com

www.ciclismocampeao.com

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]