• Carregando...
Cânceres podem ser prevenidos.
| Foto:

Tenho uma prima querida e estamos vivendo o momento da descoberta e do tratamento de um câncer de mama.

Esta doença – de uma forma direta ou indireta – inevitavelmente influencia a vida de todos ao seu redor. Eu, como família, através de todos os sentimentos envolvidos: Carinho… preocupação, busquei  informação e encontrei um médico, uma experiência, um livro e uma nova maneira de combater e prevenir esta enfermidade.

Segundo o médico pesquisador, o francês David Servan-Schreiber: “Todos temos um câncer dormindo em nós. Como todo organismo vivo, nosso corpo fabrica células defeituosas permanentemente. Mas nosso corpo é também equipado com múltiplos mecanismos que permitem detectá-las e contê-las.”

Baseado nesta convicção ele pesquisou, desenvolveu e criou um “manual” de prevenção e contenção desta doença.

*Créditos da foto: DIE WELT

O doutor David – que foi diretor do Centro de Medicina de Pittsburgh – teve seu estudo e suas descobertas divulgadas no livro Anticancer depois de ter mantido em segredo – durante 15 anos – um tumor no cérebro. Este tumor foi descoberto “por um acaso” em uma de suas pesquisas sobre o papel do cortéx pre-frontal – uma área do cérebro que permite o elo entre passado e o futuro. O diagnóstico lhe dava apenas 06 meses de vida. Ele viveu por mais 15 anos e – o mais interessante -com muita qualidade de vida. Em seu livro ele diz: ”O que mais me espanta é que a minha saúde é muito melhor hoje do que antes de ter tido câncer. O meu estado de saúde é melhor aos 49 anos do que quando tinha 28 ou 29 anos.”

Ele conta que frequentemente somos levados a acreditar que o câncer é antes de tudo uma questão de genes, não de estilo de vida. “Porém o inverso que é verdade.”

Todas as pesquisas sobre câncer concordam: Os genes contribuem no máximo com 15% para a mortalidade do câncer. David acrescenta: “..em suma, não há nenhum destino fechado e todos nós podemos aprender a nos proteger”. E que pelo menos 40% dos canceres podem ser prevenidos com simples mudanças na nutrição e no nível de atividades físicas.

Ele escreveu que, “Existem diversas maneiras de dizermos nós mesmos ao nosso corpo que ele tem importância, que é amado e respeitado. De fazê-lo sentir seu próprio desejo de viver. O melhor é deixa-lo praticar aquilo para que foi concebido: o movimento e a atividade física.”

Neste parágrafo abro um parêntese para a minha conexão com o esporte. [O que está escrito acima define quase por completamente esta conexão, a minha paixão pelas atividades físicas e pela prática esportiva. Eu sempre tive este sentimento, de estar dedicando amor ao meu corpo, respeitando a vontade dele em se movimentar. Quem me conhece certamente já me ouviu dizer: “Vou ali levar minha alma para experimentar a vida e já volto…”]

Voltando ao livro, em 2008 foi enfatizado por uma liga anticâncer italiana a importância do livro Anticâncer … na mensagem do Anticâncer em termos de como melhor prevenir o câncer, reforçar os benefícios do tratamento convencional e minimizar as recaídas.

Basicamente no livro do Dr. Schreiber, apresenta-se um guia de noções básicas sobre a doença e interações para a prevenção e cura do câncer. Como adotar uma boa alimentação, cuidar de nosso equilíbrio emocional e satisfazer a necessidade que o nosso corpo tem de gastar energia.

Retirei do livro alguns fatores que são apontados como as principais influências para a inflamação no organismo. A inflamação desempenha um papel-chave na progressão dos cânceres e, reduzi-la através de meios naturais está ao alcance de todos.

FATORES DE AGRAVAMENTO

FATORES DE PROTEÇÃO

De modo algum coloco a dieta recomendada, a mudança de hábitos de vida, tão pouco a inclusão da atividade física como menos importantes neste “manual” Anticâncer, mas o que me surpreendeu foi a importância no tratamento e principalmente na prevenção do câncer – da presença dos amigos e familiares – do amor e do apoio destas relações emocionais para enfrentar a provação.

David Schreiber também deixa uma mensagem clara sobre a conexão mente e corpo, com ênfase no impacto negativo dos sentimentos prolongados de impotência e desespero. Penso então que é exatamente neste momento de desespero que os amigos e familiares desempenham o fundamental papel no difícil processo de luta contra o câncer.

Este texto é a minha dedicação de amor a minha prima querida e uma maneira de manifestar um apoio a todos que sofrem com esta doença.

*Créditos da foto: Arquivo pessoal da minha prima.

Eu sugiro este livro usando a mesma colocação de uma leitora que, sofrendo de linfoma, escreveu ao doutor Schreiber dizendo que leu e releu o Anticâncer  aos poucos, antes de dormir como um livro que se lê para acalmar uma criança.

*Créditos da foto: Cynthia Duarte

Sou Cynthia Duarte fui atleta profissional de ciclismo por 20 anos . Apaixonada por esportes, hoje sou triatleta e trabalho incentivando a prática esportiva, a atividade física e a qualidade de vida.

https://www.youtube.com/edit?o=U&video_id=MYaW4V3WQ_Q

Facebook Fanpage –  https://www.facebook.com/cynthiaduartebike

Instagram – @cybike

ciclismocampeao@outlook.com

www.ciclismocampeao.com

Por Cynthia Duarte

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]