• Carregando...

E quando alguém chega para você e pergunta: “Mas e quando você envelhecer? Como vão ficar essas tatuagens”? Já pensou se fosse diferente? Se ao invés dessa pergunta, descobrissem que não tem idade certa para fazer uma tatuagem?!

Certo dia recebi a ligação de uma mulher com voz muito doce, uma conversa que se parecia muito com as que eu tinha com minha avó. A conversa foi se desenrolando até o momento em que ouvi a mulher do outro lado da linha perguntar se tatuagem podia ser feita em idoso. Nunca tinha ouvido uma pergunta tão a espera de um sim como naquele momento. Estava claro que quem estava do outro lado do telefone estava ansiosa demais para fazer uma tatuagem.

Rebeldia aos 60

Então, comecei a explicar que tatuagem é um procedimento que pode ser feito desde que a pele esteja livre de fissuras e sadia. Novamente ouvi indagações sobre riscos para a saúde e sobre a agulha, se não atravessaria suas veias finas. Fui explicando a ela, que os procedimentos são seguros e que as tintas são hipoalergênicas. Depois de alguns instantes ao telefone, a mulher agradeceu e desligou. Semanas depois recebi em meu estúdio a ilustre visita de uma senhora de 71 anos, uma vovozinha cheia de estilo e garbosa, que estava decidida a fazer sua primeira tatuagem.

A felicidade mal cabia em meu sorriso, afinal, receber uma vovó para tatuar foi simplesmente lindo. Ela foi a pessoa mais idosa que já tatuei! Passei alguns instantes dando explicações sobre os procedimentos que iria fazer e então, para minha surpresa, fui interrompida com uma pergunta intrigante: ela queria que a tatuagem fosse na cor marrom, de forma que o preto ficasse completamente de fora daquele desenho.

Perguntei o que a levava a desejar a tatuagem naquele tom, e a resposta foi simplesmente incrível: “Não quero a tatuagem preta, quero ela marrom para que pareça desbotada; pois quero que as pessoas pensem que sou tatuada a muitos anos”. E concluiu dizendo “Demorei a fazer minha primeira tatuagem, mas quero que todos pensem que já tenho a tempos e que só não mostrei a ninguém, quis fazê-la sem pensar no que os outros iriam dizer. E antes tarde do que nunca”. Foi um momento mágico ver que ela se sentia mais completa com sua tatuagem, uma homenagem que ela fez para sua filha e seu neto. Aquela vovozinha de voz doce resolveu mostrar ao mundo que não existe idade para ser feliz e fazer o que tanto sonha.

Primeira tatuagem aos 71.

Primeira tatuagem aos 71.

A maioria dos tatuados tem entre 20 e 45 anos. Algumas pessoas acima dos 50 se redescobrem ao fazerem suas primeiras tatuagens, e aos pouquinhos quebra-se o tabu de que tatuagem é apenas para os jovens. No final, nossas peles serão as mesmas, umas mais coloridas que as outras, mas todas cheias de histórias lindas para contar para seus futuros netos e bisnetos.

Colorido aos 58.

Colorido aos 58.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]