• Carregando...
Como fazer do Impossível, Possível?
| Foto:

Nestes dias de premiação Acredite no Impossível – uma homenagem do Clube da Alice às mulheres que fizeram superação com suas histórias – quero dedicar este texto ao tema Crenças​ e Filtros​, sob a visão da Programação Neurolinguística.

Em PNL, as crenças são pensamentos criados por nós, advindos das experiências que vivemos e das “conclusões” que tiramos delas – nossas próprias​ interpretações e julgamentos – o que muitas vezes nos ajudam ou nos atrapalham a conquistar algo que desejamos.

Você sabia que segundo os neurocientistas especialistas em computação, calcula-se que cerca de 400 bilhões de bits de informação por segundo chegam ao nosso cérebro e apenas 2.000 bits são aproveitados para que o homem tenha consciência do mundo a sua volta? Apesar desse cálculo ser simplista segundo eles, podemos reconhecer que dentro dessas informações que chegam ao cérebro, filtramos e interpretamos elas de acordo com as nossas crenças, valores e interesses. Por exemplo, se em uma festa você percebe mais a diversão e a beleza ou se você percebe mais as situações desagradáveis e o desconforto, saiba: esse Filtro vêm de você!

Em Programação Neurolinguística, os Filtros servem para omitir, distorcer e generalizar as informações que recebemos, afim de torná-las mais próximas da nossa realidade. Com isso, o nosso cérebro se programa direitinho para evidenciar as crenças que construímos sobre nós mesmos (vindas das interpretações das experiências que passamos). O fato é que: Possível e Impossível é uma questão de Crença e Programação Mental.

“Se você acredita que pode ou não pode fazer algo, em ambas você está certo.” Henry Ford.

Por isso, uma primeira dica para descobrir se o seu cérebro está filtrando a favor ou contra os seus objetivos: procure observar o que te chama atenção nas circunstâncias da vida e onde o seu cérebro está se focando. Depois, observe o seu estado emocional e analise se isso está te aproximando ou afastando do que deseja. Caso esteja lhe colocando para baixo, nada melhor do que procurar uma ajuda profissional e especializada.

Uma ótima semana a todos, com pitadas de conhecimento!

Isabella Kobbaz

Psicóloga CRP: 08/22248

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]