• Carregando...
Como proteger as articulações para uma corrida eficiente.
| Foto:

A corrida mais esperada do ano está chegando e como andam seus treinamentos?

Se preparar para uma tarefa como uma corrida demanda treino, isso é fato! Não só pela questão de ter fôlego para concluir a corrida, mas principalmente para seu corpo não sofrer nenhum trauma. Então quando falamos em preparo ou treinamento é educar e adaptar os diversos sistemas que envolvem o aparelho locomotor.

Já vi vários casos de pessoas que começam a correr deliberadamente sem orientação e de repente começam a se queixar de dores principalmente nos tornozelos e joelhos. É muito simples entender o porquê disso; o sistema muscular se adapta muito mais rápido a mudança e aos estímulos de treino do que os sistemas tendíneos, cartilaginoso e ligamentar, que tem uma adaptação mais lenta.

A dica de hoje são exercícios que estimulam o fortalecimento desses sistemas e que vão proporcionar mais segurança das suas articulações na corrida.

Visual Hunt

 

Os exercícios são proprioceptivos (equilíbrio) não utilizam cargas externas e podem ser realizados em qualquer lugar.

1. Aviãozinho: em pé, tire um dos pés do chão inclinando o tronco para frente num movimento de “aviãozinho” e retornando a posição inicial. Repita de 15 a 20x em cada perna.

2. Escuro: em pé (próximo a uma parede) estenda os braços para frente. Feche os olhos e faça movimentos de flexão de joelhos tirando o contato de um dos pés do chão por 15 a 20 repetições.

Esses exercícios são super simples e tem um resultado muito efetivo para tendões e ligamentos. Beneficiam as articulações para prática eficiente de esportes assim como melhora da atividade diária de tarefas como banho, subir e descer escadas e caminhar.

Desejo muito equilíbrio a vocês !

Por Maria Carolina Lemes

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]