• Carregando...
De fora do Brasil
| Foto:

Ah, os importados! Em diferentes situações da vida, eles aparecem para jogar na nossa cara seu valor. “Você não tem interesse em vender essas roupas? Mas elas são de fora do Brasil”! “Nossa, aquela camiseta tá mais cara que a outra que comprei fora do Brasil”. “Claro que a qualidade é ótima, é de fora do Brasil”.

Que muitas coisas funcionam melhor lá pra cima ou do outro lado do oceano nós sabemos. Mas devo dizer que a terra do Tio Sam e a nossa querida “Euro” também tem um montão de porcarias à venda. Até porque muitos produtos de moda “da Itália”, “da França”, “da Inglaterra” são na verdade de países asiáticos e poderiam estar no mesmo container que desembarcou uma hora dessas aqui em terras tupiniquins.

A blusinha da “Forever 21 dos Estados Unidos” é a mesma blusinha da Forever 21 do Park Shopping Barigui. Sinto informar. E mesmo quando made in USA, nacionalidade não garante qualidade: tem produto ruim feito aqui, tem produto ruim feito lá. É. E não se assuste quando encontrar um artesanato nacional mais caro do que a roupa importada, pois o artesanato nacional muitas vezes vale mais mesmo. Sim. Com certeza. Não tenha dúvida.

Gostaria de conhecer o cidadão que espalhou que artesanato deve ser mais barato que produto produzido em série. Porque isso é um equívoco dos grandes. Basta pensar no tempo que demora para ser produzida uma peça feita à mão, e no custo (mais alto) de produtos confeccionados em menor escala. Tudo isso para dizer que a avaliação de um produto vai muito além do local onde foi confeccionado ou adquirido. E que “lá fora” também tem gato sendo vendido por lebre (seja ele chinês, francês ou norte americano).

Portanto, chega de se enganar (ou tentar enganar os outros) com a etiqueta premium imaginária da marca “de fora de Brasil”. Garanto que “dentro do Brasil” tem muita coisa tão legal quanto, e até melhor que.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]