• Carregando...
Divertículos em colon
Divertículos em colon | Foto:

Muitos mitos e dúvidas acompanham o diagnóstico de Doença Diverticular, que problema de saúde é esse?

Divertículos são pequenos sacos que podem aparecer ao longo do tubo digestivo. Em grande parte dos pacientes a presença de divertículos é assintomática e o diagnóstico só é realizado em investigação de rotina através de colonoscopia. Mas afinal a doença chama-se Diverticulite ou Diverticulose?

A Diverticulose é a presença de divertículos no colon, predomina no sigmoide (perto do reto) e geralmente acontece em populações com baixo consumo de fibras. A alimentação rica em carboidratos ou proteínas forma menor quantidade de bolo fecal, aumenta a pressão dentro dos colons e propicia o surgimento dos divertículos onde houver fragilidade da parede intestinal. O envelhecimento também contribui, pois há perda da elasticidade natural da parede.Grande parte da população acima de 60 anos apresenta Diverticulose assintomática ou com poucas queixas e muito inespecíficas:

– Dor leve ou desconforto abdominal, principalmente do lado esquerdo (sigmoide),

– Distensão (estufamento),

– Flatulência (gases),

– Alteração do hábito intestinal (constipação ou diarréia).

Dor abdominal

A Diverticulose quando não tratada ou acompanhada de forma correta pode trazer complicações e levar a hospitalização e cirurgia.

Diverticulite é uma complicação da Diverticulose que acontece por inflamação dos divertículos desencadeada por resíduos fecais que causam obstrução de sua luz. A Diverticulite pode apresentar complicações graves como infecção, sangramento e até mesmo perfuração de intestino. Se houver perfuração e extravasamento do conteúdo intestinal para a cavidade abdominal ocorre a peritonite. De acordo com a gravidade do quadro o paciente pode apresentar dor intensa, febre, náuseas e vômitos. Assim que o diagnóstico for confirmado inicia-se o tratamento para controle da infecção ou da inflamação e evitar as complicações. Em geral os pacientes respondem bem ao tratamento, porém, alguns necessitam de cirurgia de emergência para drenagem e até mesmo retirada de parte do intestino para evitar maiores complicações.

O tratamento da Diverticulose será definido pelo seu médico de acordo com a evolução do quadro, mas muitas vezes não há necessidade de medicamentos. Pacientes que nunca apresentaram Diverticulite devem seguir dicas nutricionais e de hábitos de vida para manterem-se saudáveis;

– Dieta rica em fibras,

– Atividade física regular,

– Evitar a obesidade,

– Tomar bastante líquido,

É importante procurar imediatamente seu médico de confiança caso apresente algum desses sintomas ou sinais de alerta:

– Dor abdominal intensa,

– Sangramento,

– Constipação ou diarreia,

– Parada da eliminação de gases e fezes,

– Febre e calafrios,

– Mal estar geral.

Alguns pacientes terão mais de uma crise ao longo da vida, portanto consulte seu médico para receber orientação adequada.

Por Danielle Kiatkoski

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]