• Carregando...
dor de cabeça X má-oclusão
| Foto:

Oclusão dentária é o contato dos dentes superiores com os inferiores ao fechar a boca. Em condições normais, os dentes superiores devem encobrir ligeiramente os inferiores, ou seja, o arco dentário superior deve ser um pouco maior que o inferior.


Os tipos de oclusão dentária são:
Classe I: oclusão normal, no qual o arco dentário superior encaixa-se perfeitamente com o arco dentário inferior;
Classe II: o indivíduo parece não ter queixo, pois o arco dentário superior é muito maior que o arco inferior.
Classe III: o indivíduo parece ter um queixo grande, pois o arco dentário superior é bem menor que o inferior, havendo uma grande desproporção entre os arcos.
Maloclusão é qualquer desvio do relacionamento normal, do encaixe correto entre os dentes, que pode se instalar desde a fase em que a criança é um bebê, vale dizer: a grande maioria dos desvios do sistema mastigatório tem origem no primeiro ano de vida, na fase em que nascem ou irrompem os dentes de leite, época em que já se encontra um grande número de crianças
Pode a maloclusão ter um componente limitante tanto na estética quanto na saúde física. Do ponto de vista da saúde, os danos podem ser severos, predispondo o indivíduo a problemas na articulação têmporo-mandibular – conhecida por ATM, desvios de postura e problemas periodontais, ou seja, problemas na região onde se inserem os dentes: gengiva, osso alveolar e fibras, que fazem a sua ligação.
Observa-se um significativo número de pessoas com problemas de dor de cabeça, comprometimento da audição, desconforto na coluna vertebral afecções que, muitas vezes, estão relacionadas a uma interferência na oclusão, por má posição dentária e, conseqüentemente, por um relacionamento defeituoso entre os dentes.
Existe uma reciprocidade entre oclusão dentária, ATM, coluna vertebral, ouvido, sendo que o mecanismo que altere um desses sistemas poderá ocasionar uma deficiência no funcionamento dos outros.
Para a harmonia do conjunto craniofacial, faz-se fundamental o perfeito equilíbrio entre oclusão dentária e o sistema neuromuscular.
Os tratamentos são vários, desde os mais simples aos mais complexos. Visitas periódicas aos dentistas, desde a infância, com o acompanhamento do desenvolvimento correto da oclusão, evita a instalação definitiva do problema.
Para obter o diagnóstico de má oclusão dentária e indicar o tratamento mais adequado inicialmente, procure seu dentista.

Por Karen Petrelli de Castro

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]