• Carregando...
Visual Hunt
Visual Hunt| Foto:

Visual Hunt

Não precisa se descabelar, precisamos nos organizar. Primeiro, se vocês não puderam viajar ou fazer algo muito interessante, não se culpe, a vida está corrida mesmo. Principalmente porque nós não estamos de férias. As crianças ficam ansiosas e na expectativa de fazer algo novo e diferente.
Então vamos lá, quais as nossas opções?
Muitas escolas oferecem colônias de férias, com vários temas educativos e bastante criativos, como aulas de músicas e culinária. As crianças são estimuladas com várias brincadeiras, trabalhando toda a sua imaginação e também com jogos que estimulam o dividir e esperar a sua vez. Curtiram coisas novas com crianças da sua idade, fazendo novas amizades e curtindo coisas novas juntos. Criança gosta de brincar com crianças.
Existem várias opções de atividades nas férias, oficinas de artes, música, atividades de psicomotricidade, oficinas de culinária, contação de histórias, oficinas de origamis, teatro, fotografia e até aulas de robótica.
Certo e agora vem a dúvida, crianças não precisam descansar? Dar um tempo nas agendas cheias de atividades do ano todo?
A resposta é sim, mas a proposta das colônias de férias e oficinas temáticas são exatamente essa, trabalhar tudo aquilo que durante o ano não é possível, devido a rotina de estudos e atividades desenvolvidas pelos nossos pequenos.

Visual Hunt

Visual Hunt

Outras alternativas seriam procurar atividades físicas como futebol, aulas de tênis natação, vôlei, ou qualquer atividade que seja do interesse da criança. Nada de curso de matemática intensivo.
Vamos deixar a parte da criatividade aflorar e gastar bastante as energias. Assim as crianças estão relaxando, trabalhando a criatividade e curtindo as férias.
Isso facilitaria o reingresso na escola. Não devemos esquecer que mesmo nas férias precisamos combinar horários e manter várias regras. Sendo necessário combinar horários de ir para cama, banho e tudo mais, claro que essa rotina vai ser bem mais flexível, mas ela precisa existir. Manter a rotina é extremamente importante para a saúde física, mental e emocional. Então, os pais precisam promover um dia a dia mais regrado.
Crianças que preferem ficar em casa, podem acabar ansiosas e precisam ser controladas, nada de ficar o dia inteiro no computador, tablet ou vídeo game. É um alivio para os pais quando eles ficam paralisados por horas na frente dos eletrônicos, mas o preço é muito caro. Todos os dias recebo no consultório crianças depressivas, compulsivas e muito ansiosas. Com vários problemas de saúde causados por essa compulsão tecnológica. Criança precisa gastar energia, criar coisas e não ficar só reproduzindo estratégias de jogos. Jogos esses que devemos ficar de olho e saber sobre o que se trata. É isso aí ter filhos dá trabalho. Mas se não se dedicar a eles, o trabalho será triplicado.
E comer em horários errados e só guloseimas? Uma pipoca assistindo filme, pão de queijo ou bolo de chocolate feito na hora para o lanche da tarde está liberado, mas não fazer isso em todas as refeições todos os dias. Férias saudáveis, com boas atividades e ótimas horas de sono fazem muito bem a saúde física e emocional deles, facilitando o processo de voltar as aulas e as atividades do segundo semestre. Papais precisamos ser fortes e não ceder a chantagem de nossos filhos, o que por sinal eles são especialistas. Sabem direitinho os nossos pontos fracos e como conseguirem tudo na hora que estamos exaustos, mas se não colocarmos ordem vamos pagar um preço muito alto com esse comportamento infantil. É comum hoje ver crianças que são os reis e rainhas da casa. Ditando ordens e mandando em seus pais. Porque será que isso esta acontecendo? Crianças tiranas? Muitos papais passam pouco tempo de suas vidas com seus filhos e acabam se sentindo culpados pelas ausências tentando recompensar seus filhos. Isso é a pior forma possível de agir com eles. (Farei um post sobre esse tema).
Então nas férias, nada de ser o rei ou a rainha da casa, só porque não pode viajar ou fazer algo muito sonhado nessas férias.
As férias também pode ser o momento de começar a ensinar nossos filhos a organizar as suas coisas e aprender algumas atividades domésticas. Pode ser uma grande brincadeira inserir as crianças nas atividades da casa. Cozinhar com eles pode ser muito divertido. Procurar como fazer brinquedos com sucatas, contar histórias, comer bolo de chocolate, assistir filmes infantis, faz bem para a família inteira. Agora vamos lá se agilizar e curtir essas semanas com as nossas alegrias.

Por Caroline Neves Garib Corollo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]