• Carregando...
Gravidez e saúde bucal!
| Foto:

Um dos problemas mais comuns durante a gravidez, é o desenvolvimento da inflamação da gengiva, a chamada gengivite, que ocorre devido as alterações hormonais nesta fase.


Se você estiver grávida, deve informar ao seu dentista sobre os primeiros sintomas de doença das gengivas. As mulheres grávidas têm maior risco de sofrer doenças periodontais, porque o aumento dos níveis de progesterona que chegam com a gravidez provoca uma resposta exagerada à placa bacteriana.
A gengivite é mais comum durante os primeiros dois a oito meses de gravidez. O seu dentista vai lhe recomendar consultas mais frequentes durante o segundo trimestre, ou iniciando o terceiro, para ajudar a combater os efeitos do aumento de progesterona e evitar a gengivite.
A gengivite é causada diretamente pela placa, película viscosa e incolor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva. No estágio inicial os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que inserem dentes no osso ainda não foram atingidos. Mas se não houver tratamento da gengivite, ela pode evoluir para uma periodontite, que pode levar a danos permanentes aos dentes.
Segundo a Professora do curso de Implantodontia, da Faculdade São Leopoldo Mandic – Unidade Curitiba, Dra. Julia Smanio, “ A visita ao cirurgião dentista deve ser feita pela mulher logo no início da gestação para que o profissional possa orientá-la sobre os cuidados necessários durante toda a gravidez. Essa consulta deve estar entre os compromissos da gestante, assim como as ecografias e exames de sangue e o próprio obstetra pode – e deve – encaminhar a sua paciente.”
A doença periodontal nem sempre apresenta dor, por isso é importante estar ciente de qualquer um dos sintomas abaixo:
Gengiva que sangra facilmente durante a escovação ou o uso de fio dental;
Gengiva inchada, vermelha ou dolorida;
Gengiva retraída;
Mau hálito persistente ou gosto ruim na boca;
Dente amolecido;
Próteses parciais que se desajustaram;
Pus visível em torno dos dentes e gengiva;
Dores agudas ao mastigar os alimentos.
Ideal fazer limpezas dentárias no consultório do dentista e manter uma correta higiene bucal no dia-a-dia.
Com este tipo de abordagem a placa bacteriana existente será eliminada e as chances de formação de uma nova placa serão diminuídas.
Mantendo seus dentes sempre limpos, especialmente na região do colo dentário, área em que a gengiva e os dentes se encontram, você pode reduzir significativamente ou até evitar a gengivite durante a gravidez.
Além do mais, ter uma alimentação balanceada durante a gravidez lhe ajudará a promover a saúde dental e principalmente a saúde para você e seu bebê. Os dentes do bebê começam a se desenvolver entre os três e seis meses de gravidez, por isso deve se certificar de estar ingerindo suficiente cálcio, vitaminas D, C e A, fósforo e proteína.
Converse com seu dentista, e aproveite a melhor fase da sua vida, a espera de um filho!

Por Karen Petrelli de Castro

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]