• Carregando...
Longos períodos no vaso sanitário podem causar hemorroidas.
Longos períodos no vaso sanitário podem causar hemorroidas. | Foto:

Hemorroidas são um problema muito comum e queixa frequente nos consultórios. Estima-se que uma em cada três pessoas irá apresentar hemorroidas ao longo da vida, atinge tanto homens quanto mulheres, principalmente entre a quarta e quinta década de vida. Muitas vezes o paciente procura seu médico clínico de confiança, ginecologista, etc, mas qual a especialidade mais indicada afinal? Quando houver sangramento retal sempre pensar em hemorroidas? Quando procurar o coloproctologista? Preconceito, alguns mitos e várias dúvidas cercam esse assunto. Segundo Dr. André Gatto, Coloproctologista do Incigap – Instituto de Cirurgia e Gastroenterologia do Paraná, muitos pacientes não procuram médico por sentirem-se constrangidos postergando o diagnóstico e o tratamento.

O Dr. André explica que o canal anal (parte interna do ânus) apresenta uma vasta rede de vasos sanguíneos que servem para auxiliar na continência fecal (evitar que as fezes escapem), proteção e sustentação do canal anal. A doença hemorroidária acontece quando há dilatação dessas veias causando sintomas e pode ser dividida em internas e externas. As hemorroidas internas estão localizadas no canal anal, podem aumentar de tamanho com o passar do tempo e causar sintomas como sangramento e prolapso (quando “saem”através do ânus). As externas ficam na margem externa do ânus, podem ser percebidas durante a higiene e podem causar até mesmo trombose hemorroidária.

Embora não haja uma causa definida, alguns fatores contribuem para o surgimento das hemorroidas: idade, intestino preso ou diarreia, gravidez, hereditariedade, muito esforço para evacuar e longos períodos no vaso sanitário.

Toilet paper

Alguns portadores de Doença Hemorroidária podem permanecer assintomáticos por longos períodos, porém, quando apresentam sintomas devem investigados e tratados. Os sintomas mais comuns são:

A Doença Hemorroidária pode ser prevenida, Dr. André Gatto ressalta que a melhor forma evitar o surgimento da doença hemorroidária é a alimentação saudável e rica em fibras. O funcionamento adequado do intestino é fundamental para que não haja esforço excessivo, lembrar de incluir na alimentação frutas, verduras, legumes, alimentos integrais e sempre muito líquido.

Alguns cuidados locais também são importantes: lavar a região anal após as evacuações, evitar o uso de papel higiênico, usar roupas íntimas de algodão, banhos de assento com água morna.

Porém, algumas vezes somente essas medidas não são suficientes e precisa-se lançar mão de alguns medicamentos. Dr. André alerta para o perigo da automedicação e reafirma que um profissional da área deve ser consultado, pois a medicação só deve ser prescrita após exame proctológico.

A cirurgia raramente é necessária, entretanto hemorroidas grandes com sintomas persistentes podem ter indicação cirúrgica. A cirurgia tem alta taxa de resolutividade e seu maior inconveniente é a dor e desconforto pós-operatório que pode durar até 10 dias após o procedimento e tem intensidade variável para cada paciente.

Outra forma de tratamento para a doença hemorroidária é a ligadura elástica com anéis de silicone. É um procedimento simples, seguro e eficaz com recuperação rápida e com menos desconforto. A ligadura elástica consiste na aplicação de um elástico na região acima dos mamilos hemorroidários (área menos sensível para dor), causando assim, a necrose do tecido ligado. É considerado um método minimamente invasivo para o tratamento da doença hemorroidária e apresenta vantagens em relação à cirurgia, tais como: método simples de realizar, não necessita o uso de anestesia e não necessita internamento. Ela reduz em até 80% as chances de necessitar de uma cirurgia futura e o índice de satisfação dos pacientes é em torno de 90% com melhora do prolapso e do sangramento.

É importante salientar que nem todo sangramento retal é causados por hemorroidas, o câncer colorretal é silencioso e muitas vezes seus sinais de alerta são ignorados. Se você apresentar algum desses sintomas procure um proctologista!

Por Danielle Kiatkoski

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]