• Carregando...
Higiene bucal da criança!
| Foto:

Uma das melhores formas de prevenir cárie em crianças é encorajá-los a ter uma boa higiene dental todos os dias.


Os dentes devem ser escovados pelo menos três vezes ao dia, de preferência após as refeições e antes de dormir.
Com certeza a escovação não é uma das atividades favoritas do seu filho, no entanto, para ajudar a aceitar mais essa tarefa (e até fazê-la mais divertida), pode escolher uma pasta e escova de dentes que ele goste e queira usar.
A escova deve ser de cerdas suaves e macias, e do tamanho adequado à idade da criança. Existem muitas opções de escovas dentárias no mercado com a indicação da fase etária para a qual estão mais indicadas. Em caso de dúvida, consulte o seu dentista.
As escovas de dentes nunca devem ser partilhadas, mesmo entre irmãos, e deve ser substituída assim que as cerdas apresentam sinais de deformação (cerca de 3 em 3 meses).
A pasta de dente também merece atenção. Até os seis anos de idade, o ideal é usar pastas que não contenham flúor, já que as crianças engolem 30 a 70% das pastas, e o excesso de flúor pode causar manchas permanentes nos dentes, a chamada fluorose.
A quantidade ideal de pasta na escova é o tamanho de um grão de ervilha.
Escove os dentes com movimentos leves, deixando a escova ligeiramente inclinada em relação à gengiva, fazendo movimentos de cima para baixo na arcada superior, de baixo para cima na arcada inferior e de vai-e-vem na superfície mastigatória dos dentes.
Não esqueça de escovar a língua para remover as bactérias que podem causar o mau hálito.
O fio dental complementa a higiene com a escova dos dentes e tem como função eliminar todos os resíduos entre os dentes que a escova não consegue. A criança deve iniciar a sua utilização vigiada por volta dos 4 anos.
Estimule seu filho a cuidar dos dentes de bonecos ou bichinhos de estimação. Converse sobre a importância da limpeza diária dos dentes enquanto ele faz a “escovação” desses bonecos. Isso ajuda na conscientização da saúde bucal.
Todas as crianças devem fazer um controle periódico com um Odontopediatra pelo menos uma vez ao ano. Este profissional poderá orientar sobre as dúvidas em relação a limpeza dos dentes, e detectar qualquer problema que venha ocorrendo.

Por Karen Petrelli de Castro

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]