• Carregando...
Ivan Moraes: cidadão cantante e amante da arte.
| Foto:

Em Julho de 2015, o tenor e ator Ivan Moraes começou a ministrar e a coordenar o Núcleo De Ópera Comunitário de Curitiba, idealizado por ele mesmo, e com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba. Criou a oportunidade de estudos gratuitos no canto lírico, para jovens de 16 a 35 anos. O curso prometia aulas de teoria, leitura, estruturação musical, técnica vocal, história da música, estudos dos idiomas cantados em ópera, expressão corporal, teatro, entre outras disciplinas que envolvem Ópera.

Ivan Moraes no palco

 

Por indicação de uma amiga, eu, cantora popular há mais de 17 anos e sempre curiosa e ávida por novos conhecimentos na arte, resolvi me inscrever no curso, que iniciou em Setembro de 2015. Desde então, minha extensão vocal, desenvoltura de palco e conhecimentos musicais só tem aumentado. Eu e todos os 32 alunos temos evoluído muito ao longo deste período e pretendemos colaborar para enriquecer a cultura da nossa cidade. Em Outubro teremos o espetáculo de final de ano do Núcleo, que terá várias árias, duetos, trios e coros importantes na história da Ópera.

A promessa de todas as aulas está sendo cumprida. Tivemos a presença de vários profissionais que compartilharam conosco seus conhecimentos, como o Prof. Daniel Rodrigues (também aluno do núcleo e graduado em regência, colabora semanalmente com aulas de teoria, leitura e estruturação musical), o maestro Alessandro Sangiorgio, a fonoaudióloga Doris Beraldo, o Dr. José Luis Pires Júnior (otorrinolaringologista), Priscila Malanski (pianista correpetidora), Tiago Lacerda (filósofo), o pianista Jeferson Mello, entre outros. A aula mais importante, em minha opinião, é a semanal individual que temos com o professor Ivan Moraes, que nos ensina todas as técnicas para realizar o canto lírico, que não é fácil, é um exercício de autoconhecimento. Temos aprendido muito sobre respiração, postura, apoio abdominal, toda a musculatura do corpo em geral, e que, se algo está em desequilíbrio no organismo ou fora do lugar durante o canto, a voz não sai como deveria. É bem diferente do canto popular, com algumas semelhanças nos cuidados vocais.

Sou uma nova artista desde que entrei no Núcleo. Para a minha surpresa e alegria, fui convidada pelo Professor, cantor e ator Ivan Moraes para fazer uma participação especial em seu concerto, que será na Capela Santa Maria no dia 20 de Julho de 2016. O Espetáculo “Cidadão Cantante” é dirigido e interpretado pelo cantor. A apresentação conta com árias de consagrados compositores e o enredo, elaborado pelo próprio Ivan, trará a união das árias e o sentido da história interpretada. Um dos objetivos do espetáculo é popularizar a ópera, incluindo ao repertório um dos maiores compositores da música popular brasileira, Chico Buarque.

Serviço:

ESPETÁCULO “CIDADÃO CANTANTE”

Repertório: Chico Buarque, Wagner , Verdi , Puccini, Mozart, Donizetti, Massenet.,

Local: Capela Santa Maria

Horário – 20 horas

Dia: 20 de Julho de 2016

Ator e Cantor: Ivan Moraes

Pianista: Jeferson de Mello

Participação especial: Monica Bezerra (Atriz e cantora), aluna do Núcleo de Ópera Comunitário de Curitiba.

Ingressos: Bilheteria da Capela Santa Maria

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]