• Carregando...
MAIS UM POUCO SOBRE A CIRURGIA DE BICHECTOMIA – ALERTA
| Foto:

Todos os pacientes podem realizar?

Os cirurgiões dentistas podem realizar o procedimento cirúrgico?

face-1146038_960_720

Bichectomia é uma técnica de cirurgia plástica bucal que tem por objetivo a remoção de parte da gordura da região da bochecha conhecida como corpo adiposo bucal ou bola de Bichat. Sua finalidade é funcional e estética. Funcional pois reduz o mordiscamento da parte interna das bochechas e estética porque deixa o rosto mais fino e ressalta as maçãs do rosto.
Esta técnica cirúrgica está em alta, principalmente, entre as mulheres na faixa etária de 18 a 40 anos. Contudo, nem todos os pacientes podem realizar este procedimento. Pacientes que estão acima do peso, possuem o rosto com formato alongado ou triangular estão contra indicados. Já os pacientes que estão com o peso sob controle, tem o rosto arredondado, quadrado ou oval estão indicados para realizar a cirurgia de Bichectomia (após avaliação clínica).
Segundo a Dra. Tatiana Deliberador, Coordenadora do curso de Bichectomia da Faculdade São Leopoldo Mandic – Unidade Curitiba, “é importante salientar que alguns pacientes tem o rosto mais quadrado devido uma hipertrofia do músculo masseter. O cirurgião dentista, durante o exame clínico do paciente, deve avaliar se o paciente tem ou não a hipertrofia muscular e caso o paciente tenha, o dentista deve esclarecer que a cirurgia de Bichectomia não vai alterar a face quadrada do paciente.”
http://www.slmandic.edu.br/unidades.php#cur
Recentemente o Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal publicou um parecer jurídico (CRO-DF 021/2015) no qual autoriza o cirurgião dentista a realizar a procedimento cirúrgico de Bichectomia, desde que seja com o objetivo de melhora do sistema mastigatório.
Porém, nem todos os cirurgiões dentistas estão aptos a realizar este procedimento, que é considerado seguro, desde que seja realizado por um profissional treinado e conhecedor da anatomia local. Muitos falam que é uma técnica simples e rápida. Pode até ser, mas se realizada por um profissional experiente e que saiba a correta indicação para cada caso. Muitas complicações podem surgir no pós-operatório, como abscessos locais, trismo, enfisemas, entre outras, se a técnica não for realizada da maneira correta e de forma minimamente invasiva.
É muito importante também a colaboração do paciente no pós-operatório. Aonde repouso absoluto deve ser realizado de 24 a 48h. Seguir as recomendações pós-operatórias referentes a alimentação e medicações. Ainda, evitar atividades físicas por 3 semanas.
É muito importante procurar um profissional especializado!

Por Karen Petrelli de Castro

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]