• Carregando...
Nasce em Curitiba a Primeira Escola de Samba Ecológica do Mundo
| Foto:

Que Curitiba é a capital ecológica todo mundo sabe, que somos uma cidade de vanguarda não é nenhuma novidade, mas você consegue adivinhar qual a festa popular de maior tradição por aqui?

Se nem passou pela sua cabeça responder o Carnaval não se sinta desinformado, esta é uma informação que não é muito divulgada por aqui.

O Carnaval de rua em Curitiba fica esquecido por grande parte dos moradores, uns inclusive confessando que nem ao menos sabiam que ele acontece todos os anos desde 1946. Só que ele acontece sim e é a festa mais tradicional de nossa gelada cidade. Não acreditou ainda nesta informação? Então presta atenção nestes dados:

Arquivo pessoal

O Brasil ama carnaval e existem vários Enamorados por aqui também, um deles é tão apaixonado pela folia que já confessou ter nascido carnavalesco, que é o caso do arquiteto Felipe Guerra.

Felipe nos contou que desde bem pequeno já desenhava fantasias de carnaval e a vida toda acompanhou os desfiles do Rio de Janeiro sempre querendo trazer algo parecido para sua cidade natal. Ele que já é uma presença reconhecida no cenário cultural de Curitiba por seus trabalhos como arquiteto, cenógrafo, diretor artístico de musicais e também carnavalesco, queria mais, algo realmente com a cara de Curitiba.

Em 2015 ele resolveu fazer uma imersão no mundo das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e foi lá que teve a ideia de que Curitiba precisava de algo mais inovador do que simplesmente uma cópia do que já é feito tão ricamente no Rio e em São Paulo.

Assim surgiu a Enamorados do Samba, a primeira escola de samba ecológica do mundo e que quer trazer para o carnaval de Curitiba muito mais que 50 minutos de desfile na avenida, quer criar uma nova comunidade e trazer novos rostos para o mundo apaixonante do samba.

O conceito ecológico e sustentável desperta a atenção mas muito além de diversão eles querem envolver toda uma comunidade para que seus integrantes tenham o prazer de estarem juntos e que se preocupem com o Meio Ambiente.

Para este sonho tornar-se realidade, Felipe está reunindo um time sensacional e a escola foi idealizada por ele junto com dois dos maiores nomes do carnaval curitibano: Marlene Carmelo e Marise do Rocio.

O entusiasmado e apaixonado Felipe nos contou que a escola pretende fazer um trabalho carnavalesco ecológico, rico em cores e em formas, em visual, composição e harmonia, uma escola que passará conhecimento e respeito pelo reciclável.  Será uma escola com uma diretoria atuante, toda documentação em dia e registrada em órgãos públicos.

Algumas fantasias que já estão surgindo com material reciclado.

Eles escolheram as cores do pavilhão e as siglas representando: AZUL a amizade, ROSA o amor e  BRANCO a paz e trazem no Brasão o pandeiro, representando o samba, o qual é sustentado por duas pombas, representando a paz. No centro do pandeiro colocaram o símbolo mundial da reciclagem, representando o ecológico e a nossa preocupação com a conservação da natureza.
“Estamos confiantes nesta nova jornada e queremos deixar nossos ideais como herança para o futuro dos que chegarão. Dando o exemplo ao manter sempre viva essa filosofia de amor, paz, alegria e ecologia.
Com muito amor e dedicação esperamos cumprir mais essa missão”, cita Felipe.

Felipe Guerra todo orgulhoso usando as cores da escola.

Agora o próximo passo é fazer os encontros dos novos “Enamorados” que estão surgindo todos os dias e já temos dois eventos pela frente.

O primeiro será especial para o Clube da Alice e acontecerá em um camarote exclusivo no show do cantor Belo na Live Curitiba (Rua Itajubá, 143 – Portão) no próximo dia 12. O espaço foi negociado pelo Clube junto com a escola e os ingressos custam R$ 40,00 (camarote exclusivo) para duas pessoas e estão à venda no Disk Ingressos somente para quem apresentar a carteirinha do Clube.

O segundo será a apresentação oficial da escola com a “Grande Festa de Lançamento da Escola Enamorados do Samba” no dia 27/05/2017  à partir das 19 horas.

Os convites estarão à venda no Clube da Alice Lounge no Shopping Mueller, piso L2 pelo valor de R$10,00. As Alices de Carteirinha comprarão um e ganharão outro.

A festa terá várias atrações como:

-Dois grupos de samba tradicionais da cidade.

-Cantores de samba convidados

-Dj Gil do Brasilidades

-Bateria da Enamorados

-Desfile de fantasias

-Apresentação do Pavilhão e do Hino da escola

Convido todos para conhecerem mais sobre este projeto incrível e para participar dos eventos.

O mundo do samba é encantador, venha Enamorar-se conosco e descubra que Curitiba tem muito samba no pé e principalmente no coração.

Por Mônica Balestieri Berlitz

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]