• Carregando...
Nutrição e saúde bucal!
| Foto:

Qual a relação entre nutrição alimentar e a saúde bucal?
Toda!


Quem nunca ouvir falar que “a saúde começa pela boca? Afinal, aquilo que se põe na boca pode elevar a acidez da saliva, meio tão importante para a proliferação de bactérias que afetam a preservação da dentição.
A mudança de hábitos alimentares juntamente com a higiene bucal correta, é fundamental para não termos cárie ou erosão ácida ou ainda doenças da gengiva.
Uma vez que a boca é o ponto inicial de contato com os nutrientes que você consome, o que você põe na boca impacta não somente a saúde geral, mas também a saúde dos dentes e gengivas. Se sua nutrição for ruim, os primeiros sinais geralmente aparecerão em sua saúde bucal.
Há alimentos considerados “detergentes” cuja função é eliminar resíduos de outros alimentos que ficaram aderidos a superfície dental. São eles: pera, maçã, cenoura, laranja, entre outros.
O açúcar é considerado o dissacaridio mais cariogênico que existe. Ele está presente em doces, balas, chicletes, refrigerantes, sucos industrializados e sorvetes. Estes alimentos provocam a queda do ph que por sua vez causa a desmineralização da superfície dentária, sendo assim, o risco de carie aumentará.
Os alimentos indicados são:
Cálcio – Mineral muito importante para a construção e manutenção de ossos e dentes fortes. Parece ser capaz de elevar o ph na boca e desta forma, reduzir a exposição dos dentes ao ácido. É encontrado no leite, queijos, iogurte, coalhada, brócolis, couve-manteiga, folhas de beterraba, peixes.
Vitamina C – Presente em frutas como goiaba, laranja, kiwi, acerola e caju. Protegem o tecido das gengivas contra lesões e ajudam na cicatrização, como no ferimento ocasionado por um fio dental. Frutas cítricas têm um pH ácido sendo necessário moderação em seu consumo.
Vitamina A – Vegetais verde-escuros como brócolis, couve, espinafre, rúcula e almeirão são boas fontes desta vitamina que é necessária para o tecido epitelial e reepitelização e ativação da ceratina-dentina, responsável pelo esmalte dos nossos dentes.
Vitamina B e ferro – Importantes para saúde das gengivas. Encontramos em feijão, lentilha, ervilha, farelo de trigo, arroz integral, além de serem boas fontes de fibras.
Vitamina D – Ajuda na fixação do cálcio. Existe na gema de ovo, peixes, leite e derivados.

A seguir algumas dicas importantes:
1) Evite beliscar entre as refeições. Isto inclui bebidas, como refrigerantes,
mates, bebidas de soja, café, além de balas e chicletes com açúcar.
2) Dê preferência aos alimentos crus e fibrosos, evitando os pastosos e grudentos
3) Ao ingerir qualquer alimento ácido, aguarde meia hora para escovar os dentes,
pois é o tempo que a saliva leva para neutralizar a acidez e tornar a escovação segura.
4) Evite consumir açúcar à noite, a menos que seja seguida de uma perfeita
higiene bucal, pois neste horário, a saliva diminui aumentando os riscos.
Associado à nutrição balanceada, boa higiene dental, também é necessário fazer visitas ao dentista para uma avaliação e limpeza profissional, quando necessário.

Por Karen Petrelli de Castro

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]