• Carregando...
O que é sorriso gengival?
| Foto:

Sorriso gengival, é o excesso de gengiva durante o ato de sorrir, e é uma queixa estética comum entre os pacientes.


Quando a gengiva aparece muito, em excesso, pode haver comprometimento da beleza do sorriso.
Durante o sorriso espontâneo, o ideal em mulheres, é que haja uma exposição de 1-2 mm de gengiva. Já em homens a exposição da gengiva pode ser menor até mesmo nenhuma.
Existem várias causas do sorriso gengival, como excesso de gengiva, dentes curtos, dentes que erupcionam em excesso, crescimento ósseo excessivo, lábios curtos, maior atividade dos músculos elevadores do lábio superior.
Existem alguns tratamentos que podem corrigir esse problema estético e trazer harmonia ao sorriso. A ulotomia (ou gengivoplastia), por exemplo, remove o excesso do tecido da gengiva.
Esse procedimento envolve a periodontia e é realizada no próprio consultório. O dentista descola suavemente a gengiva e assim expõe mais os dentes. A anestesia usada é local e a cicatrização leva de uma a duas semanas.
Depois disso, é recomendado o suporte a cada três meses.
Em casos de sorriso gengival com mais de 8 milímetros, é indicado a realização da cirurgia ortognática com um cirurgião dentista bucomaxilofacial. Nesses casos, acontece a remoção e reposicionamento do osso.
Existe também a aplicação de toxina botulínica – botox. É feita uma aplicação de botox no músculo que traciona o lábio superior quando a pessoa sorri, então ele “trava” o lábio e não expõe a gengiva. Mas ele não é definitivo, tem que ser reaplicado a cada quatro meses, aproximadamente.
Algumas vezes, é recomendada a combinação dos tratamentos para um resultado melhor.
A higiene da boca é essencial. As orientações médicas devem ser seguidas à risca – tanto é que o dentista pode escolher não fazer a cirurgia se achar que o paciente não vai cooperar.
Já a cirurgia ortognática tem um pós operatório mais complicado. Por se tratar de uma cirurgia que trabalha com o osso, o inchaço é natural e como em qualquer outra cirurgia mais invasiva, os resultados são vistos após seis meses.
O sorriso gengival acaba trazendo , muitas vezes, prejuízos no que diz respeito a vida social, autoestima e confiança. Importante sempre procurar um dentista e ouvir suas recomendações para cada caso específico.

Por Karen Petrelli de Castro

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]