• Carregando...
O que é tratamento de canal?
| Foto:

O Endodontista, especialista nesse tratamento, realiza o tratamento de canal para tratar problemas relacionados com a parte central do dente, a polpa dentária.


No passado, dentes com polpas comprometidas eram frequentemente extraídos. Atualmente, o tratamento de canal confere aos dentistas uma maneira eficiente e segura de salvar dentes.
De modo geral, o tratamento é indicado quando a polpa vital se apresenta inflamada, com dor intensa e espontânea (pulpite), em decorrência de cárie profunda, fratura do dente, etc
Também em outra situação, quando a polpa perde a vitalidade (polpa necrosada) pode provocar inflamação ao redor da raiz e do osso, de modo assintomático (cisto) ou com dor (abscesso).
O dentista faz uma abertura conservadora na coroa do dente cuja polpa está prejudicada. Após isso, a mesma é removida parcialmente ou totalmente a polpa, e o canal é preparado para o preenchimento. É inserido então um material obturador preenchendo todo o espaço do canal para finalizar o procedimento. Por fim, o dente receberá uma restauração definitiva em resina composta ou um trabalho protético (bloco ou coroa) com o intuito de restaurar seu formato natural.
O número de sessões necessárias para o tratamento de canal depende do estado do dente. Se ele não estiver infectado, somente uma sessão será suficiente. Porém, se houver infecção, serão necessárias mais idas ao dentista para que seja realizada uma boa descontaminação e limpeza do canal.
Se a polpa dentária não for tratada, ela poderá necrosar e se estender para uma região além da raiz, podendo provocar outros tipos de lesões comprometendo a saúde geral e também as estruturas de suporte do dente.
Segundo o Coodenador do Curso de Especialização em Endodontia da Faculdade São Leopoldo Mandic – Unidade Curitiba, Dr. André Michelotto, “ainda existe um mito por parte dos pacientes, que acham que o tratamento de canal é doloroso, porém com a evolução das técnicas anestésicas é possível realizar um tratamento sem dor, com conforto ao paciente, diferente do que ocorria no passado. Além disto, modernas técnicas automatizadas para o preparo do canal, permitem que o tratamento seja feito de modo mais rápido com menor estresse para o paciente e também para o profissional, em uma ou poucas consultas na maioria dos casos.”
Ao contrário do que muitos imaginam, o tratamento de canal não enfraquece o dente, pois o que causa o enfraquecimento é a grande perda de estrutura dental causada geralmente pela cárie que, por sua vez, leva o dente a necessitar do tratamento de canal.
Algumas vezes é necessário realizar o retratamento do canal, quando o tratamento anterior não foi bem executado por algum motivo, podendo ocorrer a contaminação do canal por bactérias presentes na saliva, levando à necessidade de retratamento. Além disso, mesmo que o tratamento de canal tenha sido bem executado, o dente pode voltar a apresentar problemas se não receber uma restauração definitiva adequada.
Agora que você já sabe o que é tratamento de canal dentário e seus benefícios, pode realizar o procedimento sem receios. Converse com o especialista!

Por Karen Petrelli de Castro

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]