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Em 1870 o fabricante de calças Jacob Davis adicionou rebites de cobre aos bolsos das calças de brim índigo blue que produzia para mineradores com o objetivo de torná-las mais fortes. O novo modelo, confeccionado com um algodão extremamente resistente fornecido pelo empresário Levi Strauss, foi bem aceito e patenteado pela dupla em 1873.

Proprietário da Levi Strauss & Company, Levi Strauss é tido como o responsável pela inserção do jeans na moda. Em 1886, etiquetas de couro com sua marca passaram a ser costuradas no cós das calças, e em 1890, o clássico modelo 501 foi apresentado: nascia a five pockets jeans, como é conhecida até hoje.

Dos mineradores para os cowboys, o jeans alcançou ainda mais destaque após aparição no filme Juventude Transviada (Rebel Without a Cause) em 1955. Com o aval da juventude da época, influenciadora de comportamento e vestimenta, a calça jeans ganhou as ruas e acompanhou os principais movimentos de moda do século XX: as peças rasgadas no visual punk e em modelagem flare na década de 70 são alguns exemplos.

A resistência de sua matéria prima que torna possível a aplicação de inúmeros processos, cada vez mais tecnológicos, de modificação é um dos principais “segredos do sucesso” da calça jeans. Para se adequar à diferentes estilos e ocasiões, ela ganha cores diferenciadas, lavagens, bordados, estamparia, recortes a laser entre outros. Além disso, a combinação do algodão com fios de Lycra tornou possível a produção de peças confortáveis e com modelagem ajustada.

Poucas peças são tão icônicas quanto essa. E nem preciso dizer que a Levi’s é, até hoje, referência no assunto. Tendo a preocupação com a durabilidade e a vida útil dos produtos de moda em alta, que tal investir em uma boa calça jeans? Ao lado de peças com acabamento destroyed, tecidos com “toque” diferenciado (como o jeans encerrado) e calças boyfriend estão entre as mais cobiçadas. Também vale garimpar a sua no brechó, pois, mais que o charme das peças vintage, o material é fácil de transformar.

• Já reparou?

A partir de 1892, a Levi’s trocou as etiquetas de couro por um novo modelo em tecido encerado que traz a imagem de dois cavalos tentando partir a calça jeans ao meio. Sim! É uma referência à resistência do tecido.

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