• Carregando...
O significado do FPS dos filtros solares
| Foto:

Você já parou para pensar o que significam as letras FPS que existem nos filtros solares?
Ok, sabemos que FPS é igual a Fator de Proteção Solar.
Mas, na prática, o que exatamente isto quer dizer?

Aplique filtro solar mesmo nos dias chuvoso e nublados. Fonte: arquivo próprio

O fator de proteção solar é o índice que mede a proteção contra raios UVB, responsáveis pelas queimaduras solares e predisposição ao câncer de pele. O valor do FPS determina quanto tempo uma pessoa poderá ficar exposta ao sol sem que sua pele fique vermelha (eritematosa).
Por exemplo, se a sua pele demora 10 minutos para sofrer os efeitos do sol (ficar vermelha) sem nenhuma proteção, ao passar um filtro solar com FPS 15 sua pele irá demorar 15 vezes mais tempo para sofrer os mesmo efeitos.
E ai temos uma informação importante. Cada filtro solar e cada FPS vai funcionar de uma maneira única para cada pessoa.

IMPORTANTE: filtros solares devem ser reaplicados a cada 2 horas (ou antes). Suor, secar-se com a toalha, entrar na água diminuem a capacidade de proteção contra os raios solares

CUIDADO: um filtro com FPS 60 não significa que proteja 4 vezes mais do que um filtro com FPS 15, mas sim que ele proteje 4 vezes mais tempo.

A partir do FPS 15 a proteção conferida pelos filtros solares contra os raios UVB é muito semelhante.
Qual valor de FPS devemos usar?
O recomendado é que se use no mínimo um filtro com FPS 30.
A quantidade de filtro aplicada na pele também é muito importante para que a proteção seja equivalente àquela contida no rótulo. A maioria das pessoas aplica uma quantidade muito menor do que a recomendada, o que interfere significativamente na proteção que o filtro irá determinar.

Observe a quantidade que deve ser aplicada de filtro solar. Fonte: Consenso Brasileiro de Fotoproteção

Um adulto usará cerca de 20-30 g de filtro solar por aplicação, a criança em torno da metade desta quantidade. O que quer dizer que um frasco de filtro solar com 200g, se aplicado corretamente, deverá durar cerca de 3-4 dias para uma família de 4 pessoas.
Assim, não economize ao aplicar o filtro solar.
Vale lembrar que as crianças podem usar filtro a partir dos 6 meses de idade. Converse com o pediatra para saber qual o melhor filtro dependendo da idade da criança.
Acessórios como bonés, chapéu de aba larga, óculos com lente de proteção UV e roupas especiais ajudam bastante a proteger a pele contra os danos nocivos do sol.

Dra Juliana Loyola Presa
FB: facebook.com/drajulianaloyolapresa
Instagram: @drajuloyolapresa

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]