• Carregando...
O Triatlhon mais charmoso do Brasil na sua 28º edição!
| Foto:

Cynthia no Triathlon 2017O SESC Triathlon de Caiobá tem como característica mais marcante ser uma enorme festa onde mais de mil atletas nadam, pedalam e correm há 28 anos. E este é o motivo principal para que ele seja considerado o mais charmoso do circuito nacional.

Todo triatleta quer “bater cartão” no SESC Caiobá e fazer parte deste grande evento, mas nem todos conseguem se inscrever. Este ano as 1.200 inscrições se encerraram em incríveis 1 minuto e 9 segundos, deixando mais de 500 atletas em lista de espera.

São 27 ininterruptas edições desta competição com participações internacionais e de atletas de renome nacional . Por outro lado tem muita gente que aprende a gostar do triathlon a partir do SESC de Caiobá. E aí está todo o charme desta prova, os iniciantes que se aventuram pela primeira vez em um triatlhon, fazendo da prova uma grande festa de realização e superação pessoal.

O evento acontecerá no dia 19 de março de 2017 no litoral do Paraná em duas distâncias. A distancia chamada “short” que são 750 metros de natação, 20 quilômetros pedalando e por fim, 5 quilômetros de corrida. E a distancia Olímpica, com o dobro! A largada do triatlhon e da natação é na areia da praia mansa de Caiobá, em seguida os atletas seguem para o ciclismo na estrada Alexandra – Matinhos e finalizam o triatlhon correndo na avenida Atlântica com a linha de chegada na praça central.

E o Sesc Triatlhon de Caiobá chama atenção pelos números :

São aproximadamente 20 mil espectadores no dia da prova…

11 meses de planejamento e execução pela organização….

E note a fantástica evolução deste esporte. Evolução esta somente permitida pelas 27 edições consecutivas deste evento no Paraná.

Arquivo de imagens: Sesc

Arquivo de imagens: Sesc

Em 1989 – na primeira edição – 220 atletas participaram da prova…

Em 1999 – 324 atletas…

Dez anos depois em 2009 – 670 atletas…

E no ano de 2016, atingiu seu o limite máximo – 1.200 atletas!

Mas considerando uma lista de espera de mais de 500 atletas, a organização não poderia estender o numero de inscrições? Não. Existe uma limitação de espaço físico para realizar a prova com segurança para os atletas e mais; a área de transição – onde ficam as bicicletas – na praça central – já foi ampliada para o seu limite máximo e, não comporta “nem uma agulha a mais”…

Fui conversar com Silvia Bocchese de Lima – jornalista do SESC. Ela me contou que a organização da prova disponibilizará quase 600 staffs – uma generosa equipe da apoio na terra e no mar. Na natação os staffs estarão em caiaques, pranchas de SUP, lanchas salva vidas e alguns deles especialmente munidos de binóculos pois serão designados para se certificar de que ninguém ficou perdido no mar.

No ciclismo, sinalização extra e ambulâncias suficientes. Por todo o percurso da natação, do ciclismo e da corrida, equipes médicas altamente qualificadas!

Ela me falou também sobre os cuidados que a organização tem em especial com a data escolhida para a prova – para que o evento seja depois da temporada de verão – assim proporcionando uma facilidade para a hospedagem dos atletas e para que o comércio se reaqueça. Silvia me explicou sobre o conceito sustentável do evento onde todo o lixo é recolhido depois da prova. Depois de separado, ele é entregue para uma associação de catadores de lixo do município. O resíduo orgânico, por sua vez, é levado para uma mini usina de compostagem dentro do hotel do SESC e usado para adubar o jardim.

Todo o trabalho desenvolvido pelo SESC para a realização de eventos esportivos tem como objetivo promover o bem estar e a atividade física. Não tenho dúvidas sobre a satisfação que eles têm alcançando este objetivo a cada um destes 27 anos. Que venha então o SESC edição número 28!!!

E eu? Ahhh… eu não vou perder esta festa! E voces poderão acompanhar de perto, muito de perto a minha preparação para esta prova. Aguardem!

Sou Cynthia Duarte – Atleta profissional de ciclismo por 20 anos, atualmente triatleta.

Instagram – @cybike

ciclismocampeao@outlook.com

www.ciclismocampeao.com

https://www.youtube.com/watch?v=8Rbu56TOfpI

Por Cynthia Duarte

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]