• Carregando...

O autoconhecimento é fundamental para consumir de forma consciente e eliminar os excessos e gastos desnecessários com produtos de moda. É importante dedicar um tempo para tirar tudo do armário e fazer a clássica separação de peças para desapegar, ajustar ou manter; mas para que a reestruturação do closet traga resultados e mudanças reais, é fundamental entender qual é a tradução visual da sua personalidade, ou seja, o que “te representa” quando o assunto é moda.

Construir um painel de referências de moda é um ótimo exercício para aprimorar seu look ou encontrar seu estilo. É possível criar o seu de forma física ou virtual, o importante é tê-lo sempre à vista: quando bem elaborado, esse conjunto de imagens vai auxiliá-la tanto na hora de compor um visual e quanto no momento das compras.

(crédito: Rubbermaid Products via Visualhunt)

 

O painel de referências físico pode ser construído em uma cartolina, em um mural de cortiça ou imãs e até mesmo na porta do guarda-roupa (muitas mulheres gostam desse local por estar acessível no momento de escolher o look). Se optar pelo virtual, crie uma pasta de inspirações, ou mesmo um painel em sites como o Pinterest.

Comece recortando ou salvando visuais que gostaria de usar. Em um primeiro momento, não pense muito. Deixe de lado as análises do tipo “não fica bom no meu corpo” ou “essa peça é inacessível”, apenas reúna as imagens. Atrizes, cantoras, modelos e pessoas com as quais você se identifica quando o assunto é moda não só podem como devem fazer parte o seu bookpessoal de inspirações e desejos.

Segundo passo: analisar as referências.

Para explicar um pouco sobre o “estudo” das imagens selecionadas, trouxe um painel com um mix de algumas das minhas referências. Observe cores, estampas, peças e shapes que são constantes em seu mural. No meu, por exemplo, prevalecem neutros, estampas clássicas e mistura  de desenhos em preto e branco, cintura marcada, peças com poucos detalhes…

A partir do reconhecimento daquilo que mais lhe agrada é possível identificar componentes do seu estilo, que com ajuda de autoconhecimento e experimentação serão adaptados ao seu tipo físico e dia a dia. O objetivo não é reproduzir o visual das fotos, mas mesclar elementos inspiradores com suas peças favoritas e itens que não vive sem, como o relógio no meu caso, para compor seu estilo pessoal.

Como?

Entre minhas preferências estão mix de neutros, estampas clássicas, como as listras, e a silhueta da década de 50. Mas também morro de amores por brincos e pulseiras clássicas, como os acessórios da duquesa Kate Middleton (e da Jackie Kennedy). No painel abaixo, criei um exemplo de visual baseado em tudo isso. O resultado é a minha cara.

Topa a brincadeira? Comece já a adicionar informação de moda à sua vida e não tenha medo de testar uma adaptação daquele visual incrível da revista. Vou adorar saber quais foram os resultados desse exercício no seu estilo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]