• Carregando...
PEDALAR E CONQUISTAR.
| Foto:

 

*Crédito da foto Ciclismo Campeão

 

Dias atrás estava combinando um horário para um almoço com um amigo e eu disse. Pode ser então depois que acabar a transmissão do Tour? E ele me perguntou. Que Tour? Eu disse indignada. Como assim? Que Tour??? O Tour de France. E fale. Acho inconcebível eu me relacionar com alguém que não sabe o que é o Tour de France. Apesar do exagero da minha citação, sobra uma boa parte de verdade nela. O Tour de France para nós ciclistas é o evento mais aguardado e importante do mundo. E não é à toa. O Tour de France é realmente considerado o maior evento esportivo do planeta depois da Copa do Mundo de futebol e as Olimpíadas.

São 21 dias de competição, 3.535 quilômetros percorridos , duríssimas montanhas escaladas sob condições adversas de clima que nos encantam e fazem com que admiremos e idolatremos estes seletos 198 ciclistas do Tour de France.

Resolvi contar esta historia para o meu amigo para falar do único brasileiro a ganhar uma etapa desta grandiosa competição. Ele ganhou em 1991 uma das etapas representando uma equipe francesa no dia mais importante para a França, o 14 de julho, dia da Queda da Bastilha.

Tudo isso está relatado no livro do Centenário do Tour de France onde há uma página inteira somente para o Mauro Ribeiro, o nosso vitorioso ciclista curitibano.

Ele foi eleito um dos cinco atletas fora da comunidade europeia que contribuíram para a globalização do Tour de France. Este livro que é chamado Livro de Ouro tem tanta importância que o Mauro recepcionou por sete dias uma equipe de reportagem Francesa para saber o que o Tour de France proporcionou a vida dele.

Crédito da foto RMO Team

 

Fruto da minha curiosidade fui procura – lo para saber como ele conseguiu transformar os 18 anos de ciclismo profissional na Europa em uma empresa de vestuário esportivo de sucesso no Brasil. Ele soube reverter toda a experiência de atleta e a fama no ciclismo em um negócio próspero no Brasil.

Perguntei a ele a razão deste sucesso. Ele disse. “Eu não fiz isso. O Tour de France fez”.

Ele não desmerece os títulos Pan-americanos e Mundiais e as mais de 16 vitórias no circuito mundial, mas ele não tem duvidas de que o sucesso e a fama são provenientes da etapa que ele conquistou no Tour de France.

“Tudo isso está acontecendo agora de forma natural. O que proporcionou isso foi o Tour de France, não fui eu!” Ele atribui todo o sucesso da marca de roupas esportivas Mauro Ribeiro ao Tour de France. Ele ainda completa: “Eu só simplesmente estava no lugar certo na hora certa.”

E vai mais longe, atribui á prática de ciclo turismo, mobilidade urbana e o crescimento do ciclismo em geral á globalização do Tour de France. O Tour é um negócio milionário, para se ter uma ideia, em 2015 foram gerados por ele 1 bilhão 340 milhões de euros.

Ele gentilmente me mostrou com orgulho a fabrica com seus 60 funcionários que atende a demanda de todo o mercado nacional e clientes na França.

Não foi fácil, além das dificuldades, dos riscos e os desafios que todos nós conhecemos do Brasil para iniciar um novo negocio, Mauro precisou esperar por quase dois anos para saber se sua família francesa se adaptaria aos novos costumes e a cultura brasileira.

Ele me conta que a maior conquista da vida profissional como ciclista, mais valiosa do que a fama do Tour de France, foi a rede de amigos que ele fez e mantém na Europa e pelo mundo.

Mauro Ribeiro ainda pedala, finais de semana com amigos, mas apenas para testar os produtos que ele próprio produz.

Eu posso dizer que tive o privilégio de pedalar com Mauro quando ele retornou ao Brasil. Acho que esqueci de contar a ele de que me lembro de cada palavra ( pra não dizer bronca) que escutei dele quando treinamos juntos. Fiquei muito honrada de fazer esta entrevista com ele tanto pela importância que ele tem como um campeão e também por ser um dos responsáveis pela globalização deste maravilhoso esporte.

Cynthia Duarte – Atleta profissional de ciclismo por 20 anos, atualmente triatleta.

Facebook Fanpage – https://www.facebook.com/cynthiaduartebike

Instagram – @cybike

ciclismocampeao@outlook.com

www.ciclismocampeao.com

www.mauroribeiroesportes.com.br

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]