• Carregando...
Poupe para Hoje!
| Foto:

Quanto devemos poupar no mês para construir nosso futuro? 10%, 5%, 25% dos ganhos mensais? Não existe resposta para essa pergunta. Matematicamente, quanto mais você consegue economizar, mais você terá no futuro. Na prática é diferente. Economizar enlouquecidamente até chegar em uma quantia enorme guardada é tão prejudicial quanto estar devendo bastante.

Quando começamos a analisar nossos gastos mensais com maior precisão, tentando diminuir os supérfluos nos deparamos com itens que nem entendemos o porquê ainda mantemos. Um exemplo bem comum de gastos que temos e nem percebemos são os pacotes de televisão por assinatura, onde acabamos contratando diversos pacotes extras de filme e esportes e acabamos assistindo aos canais abertos mesmo. Diminuindo em pequenas coisas assim, teremos o mesmo conforto de antes e gastando bem menos. Quando vamos no mercado e sempre compra a mesma marca de um determinado produto, sem um motivo muito relevante para isso. Perceba que a marca ao lado te oferecerá a mesma coisa do que o que está acostumada, porém com um preço mais atraente.

Canva.com

Esses são pequenos gastos que devem ser avaliados no dia a dia para que consigamos poupar mais, não necessitando ter que baixar radicalmente o padrão de vida. Você não precisará passar todas os finais de semanas e férias trancado em casa para conseguir ter um futuro agradável. Basta escolher e se programar com antecedência, não extrapolando os limites que você definiu para gastar.

Uma das questões que considero mais controversas quando o assunto é poupar é quando diz respeito a lazer e hobbies. A primeira coisa que nos vem à cabeça é de que esse tipo de gasto é jogar tempo e dinheiro fora. Investir no seu entretenimento não é desperdício! Precisamos de diversão e distrações para que mantenhamos os outros aspectos de nossa vida sob controle. Praticar esportes, ir ao cinema e frequentar bares e restaurantes são parte importante da vida.

Devemos procurar um equilíbrio para aproveitar o presente e construir o futuro. Sabendo poupar, mas sabendo gastar também. Ressalto a importância de um correto planejamento e ciência da realidade em que se vive. Não podemos somente viver para pagar contas ou para juntar dinheiro.

Não viva para o dinheiro! Dê a importância devida a ele, porém não deixe ele dominar sua vida. Pratique esportes, tenha hobbys, não deixe sua obsessão por poupar afetar sua família e amigos. Não esqueça de vide o hoje!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]