• Carregando...
SUPLEMENTO NÃO É BOMBA! NEM ENGORDA.
| Foto:

Suplementos são complementos alimentares, eles auxiliam na reposição nutricional de atletas ou para quem pratica atividade física regularmente.

Anabolizantes, conhecidos popularmente como “bombas”, são substâncias sintetizadas em laboratório, de uso controlado.

Suplementos têm formulação próxima aos próprios alimentos. Já os anabolizantes lidam com desequilíbrios hormonais.

A Nutricionista Cassiana Domingues nos explica que: Como os atletas passam a maior parte do dia treinando, muitas vezes só com as refeições “comuns” (café, lanches, almoço e jantar) não conseguimos oferecer todos os nutrientes necessários. Por isso usamos os suplementos para complementar a alimentação base e atingir as quantidades de nutrientes que os atletas precisam.

Eu tenho a sorte de me alimentar muito bem, desde pequena. Na verdade a sorte mesmo foi de ter tido na infância pais que me ensinaram os bons hábitos alimentares. Mesmo porque naquela época não tínhamos acesso a “fast food” e as guloseimas importadas empacotadas que temos hoje. Mas, mesmo me alimentando bem, com a rotina de treinos, fica indispensável a ingestão de suplementos pré treino, repositores e agora que ”arranhei” os quarenta anos suplementos para ganho de massa magra. Depois dos trinta anos de idade é certeira a “pirambeira” que descemos perdendo rapidamente a massa muscular.

E por falar em “arranhar” os quarenta anos, estou habilitada a dar um depoimento da era antes e depois dos suplementos. Competi na década de 90 sem acesso a esta tecnologia de suplementação e hoje então posso atestar os benefícios que os suplementos alimentares  nos trazem. Lembro como se fosse hoje da chegada dos primeiros isotônicos no Brasil. Para mim, um excelente opção de café da manhã pré prova, quando pela ansiedade da competição, muitas vezes eu perdia a fome. Lembro também do primeiro Gatorade que tomei durante uma prova de ciclismo em uma estrada longa e difícil na cidade de Cascavel – PR em 1996.

Como dizíamos, naquela época funcionávamos no “arroz e feijão” apenas. E era bem assim mesmo.

Os suplementos alimentares, de um modo geral, são indicados para todas as idades. Desde uma criança que está com dificuldades para ganhar peso e pode usar a proteína, até os idosos usando a creatina.

O importante desta minha matéria de hoje é desmistificar o que se pensa sobre os suplementos, eles não tem nada a ver com os anabolizantes. Mas também principalmente alertar que eles devem ser prescritos por um especialista da área e não por um colega de academia.

Basicamente os suplementos se dividem em pré-treinos, os proteicos, que são as responsáveis pela regeneração e construção muscular. Os suplementos de compensação, que são indicados somente para atletas que possuem restrições na dieta. Os repositores, como os isotônicos, que têm a função de repor rapidamente o que é perdido na performance de esportes que exijam muito esforço. E os aminoácidos que objetivam o aumento de massa muscular e recuperação das fibras.

Como diz nossa nutricionista Cassiana: “…deve ser orientado de forma correta por um profissionais especializado, considerando o hábito alimentar como um todo, tipo de esporte e nível de treinamento (frequência, volume e intensidade). Quando bem usado é uma “mão na roda” para otimizar o desempenho físico do atleta…”

O mais importante, meninas e meninos: Suplemento não engorda! Ingeridos corretamente só vão te deixar mais fortes e bonitos.

Você deve, claro, em alguns casos substituir algum alimento por um suplemento. Por exemplo, após a academia, em vez de comer um iogurte natural com frutas e chia, consuma o whey com água, e não tudo junto. A proteína engorda tanto quanto carboidrato, eles têm exatamente as mesmas calorias. Quem toma a proteína sem se preocupar com a dieta, pode acabar engordando.

Procure orientação de uma profissional, uma nutricionista. Vale a pena!

Precisa de ajuda?  Entre em www.ciclismocampeao.com, temos um time campeão a sua disposição.

E falando no meu time, olhe a dica para o inverno do nosso especialista em suplementos, Ricardo Zoio: Glutamina – É um aminoácido que favorece ao sistema imunológico, é um antioxidante poderoso para o corpo e ainda contribui para o crescimento dos músculos. Custa R$ 69,90 e dura 60 dias se você tomar uma dose de 5 gramas por dia.

Cuide bem do seu corpo…afinal, você mora nele…

Cynthia Duarte – Atleta profissional de ciclismo por 20 anos, atualmente triatleta.

Facebook Fanpage –  https://www.facebook.com/cynthiaduartebike

Instagram – @cybike

ciclismocampeao@outlook.com

www.ciclismocampeao.com

Por Cynthia Duarte

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]