• Carregando...
Foto - Librestock
Foto - Librestock| Foto:

 

Então vamos falar pela primeira vez sobre o ciclismo! E é um ótimo momento para falar e entender sobre toda a dinâmica e a beleza deste esporte. Afinal, faltam apenas 100 dias para as Olimpíadas e vocês terão a oportunidade de acompanhar ao vivo todas as competições com as melhores transmissões de TV nos principais canais de esporte, inclusive com canais exclusivos para o Ciclismo.

Foto - Librestock

Foto – Librestock

Vou abordar muito o assunto ciclismo aqui; afinal, fui ciclista por mais de 20 anos e tenho como obrigação falar sobre dicas de segurança, estradas para treinos, contar minha história.

Quero compartilhar tudo que aprendi e vivenciei nestes anos de competição com vocês, mas este ano é ano Olímpico e no Brasil, portanto, é único. Então vamos às modalidades Olímpicas do ciclismo.

Você sabia que são cinco as modalidades do ciclismo nas Olimpíadas de 2016 na cidade do Rio de Janeiro?

Ciclismo de estrada, Contra o Relógio, Pista, Mountain Bike e o mais recente dos cinco, o BMX. Considero todos, apesar de serem chamados de ciclismo e usarem bicicletas, esportes completamente distintos uns dos outros. Posso opinar a respeito de quatro apenas, excluindo o BMX, pois nunca o pratiquei.

Cada modalidade tem particularidades especialmente relevantes. Treinos, bicicletas e terrenos diferenciados, atletas com características peculiares.

Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, a prova de estrada será disputada em um circuito que foi eleito pelos ciclistas como o mais difícil, o mais "duro"(como se diz na gíria deste esporte) de todas as edições. Os ciclistas que praticam o ciclismo de estrada basicamente são atletas de resistência, profissionais que se destacam por provas de mais de um dia até de mais de duas semanas, grandes escaladores de montanhas, ciclistas preparados para disputar a prova olímpica de 234.9 km com duas subidas de 5.7% de inclinação. Existem estratégias por parte das equipes e eu comparo esta competição com um jogo de xadrez por este motivo.

O Contra Relógio já se auto explica como uma prova em que os atletas travam uma batalha solitária contra o relógio. As bicicletas são as mais aerodinâmicas de todas as modalidades e o ciclista é o famoso “"passista"”;- não tem ninguém aqui saindo em escola de samba no carnaval – os atletas são chamados de passistas por terem como característica conseguir uma regularidade de ritmo na pedaladas em alta intensidade, forte. Ritmo forte é exatamente isso que fez com que esta prova me apavorasse por vários anos. A sensação de dor intensa briga a cada segundo, a cada quilometro, com a certeza de que, se você se render a esta dor, você perderá a prova, a medalha, o título, o Ouro Olímpico.

A modalidade de Pista, velódromo, é a competição de ciclismo que distribui o maior número de medalhas Olímpicas, 10 provas diferentes, consagrando 20 campeões olímpicos, 10 homens e 10 mulheres! E por esta generosidade toda que esta pista merece aqui uma menção especial.

Construída com madeira russa, pinus siberianos, as pistas de velódromos nos encantam por uma arquitetura e engenharia única de construção. 55 km de pinus siberianos são cuidadosamente montados em uma estrutura milimétricamente aferida. A arena destes gladiadores e gladiadoras tem portas corta vento que isolam o prédio e garantem que correntes de vento não adentrem e interfiram nos eventos na pista. Para você poder mensurar a capacidade de velocidade de uma pista como esta, as homologações são feitas com ciclistas atingindo de 85 km/h a 110 km/h. A temperatura é extremamente controlada; afinal, recordes serão quebrados!

No Mountain bike, por regulamentação, o percurso não pode ter mais do que 15% de pista plana. Mountain, montanha…. se caracteriza por ter o terreno com obstáculos, em estradas de chão, em trilhas com raízes, pedras e troncos. Uma composição de descidas, grama, lama e degraus.

Comecei minha história no ciclismo pelo Mountain Bike, caindo, empurrando a bike…subindo, descendo, aprendendo por dois anos e, se eu pudesse aconselhar alguém a como se iniciar no ciclismo, seria através desta modalidade. Você adquire primeiro muitos roxos nas pernas, braços, mas depois…depois você adquiri muita habilidade e controle na bike e assim, então, aptidão para migrar para a estrada e, principalmente, para pista onde, não sei se comentei acima, mas as bicicletas não possuem freios e tão pouco param de pedalar. É… são 60….70 km/h por hora “sin los frenos, mama”.

E, finalmente, o novato BMX, estreante nos Jogos Olímpicos em 2008 a sigla significa Bicycle Motocross, originário da Califórnia, inspirado pelo motocross. Diversos saltos em uma pista, entre 300 e 400 metros, e especialmente rápida garante emoções em todas as baterias.

 

Ciclismo, minha paixão aqui compartilhada com vocês. Não deixem de conferir as provas de ciclismo nas Olimpíadas do Rio de 06 a 21 de agosto de 2016.

Contato : ciclismocampeao@outlook.com

Facebook: Fanpage – Cynthia Duarte

Instagram: @Cybike

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]