• Carregando...
Imagem - Visual Hunt
Imagem - Visual Hunt| Foto:

De acordo com dados da Sociedade Americana de Odontologia, três em cada 10 adultos têm medo de ir ao dentista.

Imagem - Visual Hunt

Imagem – Visual Hunt

O receio de visitar o consultório preocupa , porque pode afastar uma pessoa com problemas bucais do tratamento correto e agravar ainda mais a situação.

Se você tem fobia de dentista, marcar uma consulta pode não ser a coisa mais agradável a fazer durante o dia. Define-se “fobia” como o medo irracional que leva uma pessoa a evitar situações, objetos ou atividades desagradáveis. Nesse caso “Odontofobia”.

Muitas pessoas têm medo de dentista apenas porque cresceram ouvindo seus pais falarem que não gostavam de ir ao consultório e isto as marcou desde a infância. Outras pessoas dizem ter medo de dentista porque passaram por uma experiência negativa no consultório durante algum procedimento ou porque tomaram uma injeção dolorosa.

É muito importante encontrar o dentista adequado e ser sincero a respeito de seu problema dentário, suas apreensões e receios com relação aos procedimentos a serem realizados.

É imprescindível manter uma comunicação franca e aberta com o profissional. Isso torna sua experiência mais tranquila e agradável.

Falar sobre como sente o problema às vezes é suficiente para aliviar a tensão. Hoje muitos dentistas estão preparados para lidar com ansiedades dos clientes, por isso logo na primeira consulta é importante expor receios e inseguranças. Se não bastar, um psicólogo pode ajudar.

O tratamento psicológico é indicado quando o medo acarreta muito sofrimento, quando a pessoa recusa tratamento por causa desse medo e quando sofre só de pensar que terá de enfrentar os procedimentos e não consegue superar sozinha seu sofrimento.

Muitas pessoas ficam constrangidas e escondem seu medo de submeter-se ao tratamento odontológico. É importante saber que você não está sozinho: a odontofobia é um problema frequente.

Muitas vezes o medo parece difuso, o que faz com que se torne maior e mobilize grande energia. Por isso, em muitos casos é útil discriminar esse sentimento, identificando o que provoca mais incômodo no tratamento: a injeção, o cheiro típico do consultório, o temor de sentir dor mesmo sob efeito da anestesia ou outro aspecto qualquer.

Para as pessoas que enfrentam grande desconforto com o tratamento, “espremer” a consulta entre um compromisso e outro pode ser ainda mais estressante. Em geral, marcar um horário quando estiver menos sobrecarregado ajuda a chegar ao consultório mais relaxado. Para algumas pessoas é preferível uma hora pela manhã, já que com o passar do dia as fantasias assustadoras tendem a aumentar.

Você pode pedir ao dentista que lhe explique cada passo do tratamento e combinar com ele um sinal para que interrompa a ação caso a dor fique muito forte, geralmente o fato de sentir que tem a situação sob controle o ajuda a sentir-se mais seguro.

Adote técnicas de relaxamento. O relaxamento pode ajudá-lo a ter uma experiência mais agradável no dentista e minimizar seus medos.

Muitos dentistas sugerem o uso de óxido nitroso, sedativos ou medicamentos ansiolítico, para ajudá-lo a relaxar durante a sua consulta.

Se você toma qualquer medicação para controlar a ansiedade, que não foi prescrita pelo seu dentista, deixe-o ciente antes de iniciar um tratamento para garantir que não haja quaisquer interações potencialmente perigosas entre medicamentos.

Visite um dentista regularmente, assim além de gerar um vínculo com o profissional, ficando mais segura e reduzindo o medo, vai evitar problemas dentários mais graves!

Boa sorte!

Por Karen Petrelli de Castro – Dentista e Coordenadora Geral da Faculdade São Leopoldo Mandic/Curitiba

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]