• Carregando...
Artista: Julia Candia da Silva
Artista: Julia Candia da Silva| Foto:

Saudações!

Quando a gente escreve acontece algo engraçado… qualquer lugar, pessoa, comentário, trecho de livro pode ser inspiração para um texto.
Vou à academia todos os dias. Faz parte do meu conjunto de metas 2017: cuidar do corpo e da mente! Esses dias, depois me malhar, fui ao vestiário e ouvi um comentário que me deixou bege: “Vou tomar um banho de 15 minutos. Não é minha água, nem minha conta, né?”
Não acreditei que ouvi aquilo… Fiquei com vontade de perguntar se ela tinha fornecimento de água de outro planeta. Só podia ser algo desse tipo! Como assim? Abusar da água da academia porque a “água não é sua”?
A água disponível no planeta Terra é a mesma que se usa na academia ou em casa. Havendo o desperdício de qualquer natureza, todos somos afetados!
Uma atitude que revela uma pessoa sem consciência ecológica e compreensão de sustentabilidade. E me perdoem: revela uma criatura sem noção! A responsabilidade de conservação da água do planeta não é minha, é “deles”!

E eu lá, na minha ducha express (sim, tomo banhos rápidos), pensei que deve ser esta lógica que as pessoas usam em outras situações como as toalhas nos hotéis. Pra que eu vou usar a mesma toalha todos os dias (hábito que temos em nossas próprias casas)? Os caras querem economizar nas minhas costas… E lá se vão toalhas ao chão, promovendo trocas diárias, excesso de lavagens e uso gigantesco de produtos químicos para higienizá-las. A responsabilidade sobre a não poluição do planeta não é minha, é “deles”!

Ou ainda o povo que vai em rodízio com buffet. Como “tão pagando”, servem-se sem medida, desperdiçando toneladas de comida todos os dias. Como não há projeto de “reciclagem” dessas sobras, o destino é o lixo mesmo! A responsabilidade sobre a gestão do desperdício do planeta não é minha, é “deles”!

Também já ouvi pessoas afirmando não juntarem lixo reciclável para não dar lucro às cooperativas… A responsabilidade sobre os processos de reciclagem não é minha, é “deles”!

O povo joga lixo nos rios por semanas seguidas, muitas vezes desprezando o local de descarte correto e depois chora no momento da enchente! A responsabilidade sobre a gestão do lixo que eu produzo, não é minha, é “deles”!

A dengue cresce exponencialmente ano a ano, fruto do descaso com a higiene e limpeza de quintais e caixas d’água, mas a responsabilidade sobre a saúde pública, não é minha, é só deles! (Sei que há espaços públicos que carecem de cuidados também, mas, proporcionalmente, as casas são os grandes criadouros de mosquitos).

E fui expandindo as ideias e imaginando que essa delegação de responsabilidades ao outro deve ser a mesma de quem planta com excesso de agrotóxicos, quem polui os rios, de quem degrada o meio ambiente, de quem promove queimadas, acaba com florestas, criar gado indiscriminadamente e por ai afora… A responsabilidade sobre estes processos não é minha, é deles… E “eles”, no futuro, que se virem!

Acho prudente lembrar que moramos todos no mesmo planeta e que este “deles” deve ser compreendido como “nosso”… E que este futuro que “eles” vão ter que se viram é o mesmo futuro que estamos preparando para nossos netos, bisnetos e por ai afora…

Podemos, e devemos, assumir a nossa corresponsabilidade e fazer a nossa parte agora! Com a consciência de que nossas atitudes influenciam o todo, seja com a água da academia, com a toalha no hotel ou outras dezenas de pequenas atitudes que você, certamente, deve ter associado a esta mentalidade pequena e primitiva do “não sou responsável”.

Podemos começar hoje! Agora! O planeta e seus descendentes contam com você!

Artista: Julia Candia da Silva

Artista: Julia Candia da Silva

Um beijo!
Dani

 

PS: Agradeço as minhas amigas Claudia Prodossimo e Patricia Regina Silva por lerem o texto e contribuírem com ideias! #tamojuntas

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]