• Carregando...
A pescadinha que anunciei na CBN e fiz em casa
| Foto:

Pescadinhas ao forno, com cogumelos paris e molho tártaro feito em casa. (Foto/ Anacreon de Téos)

Veio o convite: vamos falar sobre peixe para a Sexta-feira Santa na CBN?

Era a jornalista Maira Gioia, produtora do CBN Curitiba.

– Quer fazer por telefone?

– Prefiro ir aí, estou perto – respondi.

E lá fui eu, imaginando uma conversa de alguns poucos minutos sobre os prazeres da gastronomia com o Márcio Miranda, coordenador de jornalismo da emissora e eventual apresentador do CBN Curitiba pelas manhãs.

Que nada, o papo pegou, saímos para um descanso no intervalo do Repórter CBN e retomamos a conversa por mais um tempo. Com interação direta dos ouvintes, interessados no cardápio do dia seguinte – foi na quinta-feira.

Conversamos sobre os cuidados na escolha dos pescados, do bacalhau ou o que pudesse ser servido no dia santo. E aí ele, Márcio, me pediu uma receita a ser passada para os ouvintes. Dei a mais simples possível, pois a simplicidade é que faz o segredo do sabor na cozinha. Nada de molhos rebuscados, temperos complicados, nada disso. Um toque de sal (com a pimenta é preciso ter cuidado, pois nem todos apreciam e por isso sugiro que cada um ponha depois, do moedor, no próprio prato), alguns itens a mais e pronto.

No fundo do fundo seria o que eu faria em casa, pois sairia dali da CBN (onde logo depois entraria no ar a coluna que tenho sobre gastronomia, a CBN Mais Sabor, de segunda a sexta pouco antes do Repórter CBN das 11h30) direto para o Mercado Municipal, onde o Paulinho Mozer já me esperava na Pescados Keli Mozer com a encomenda que eu ainda nem sabia qual era. Tinha pedido peixe para forno, citado robalo ou pargo ou algo assim. Mas ele havia me separado duas pescadinhas brancas, pois os demais peixes mencionados eram grandes para uma refeição de duas pessoas.

Ok, já tinha os peixes para o prato principal. E a entrada? Adoro maionese de camarão e até escrevi recentemente sobre o assunto, quando uma foto que publiquei em rede social bombou na internet (veja aqui). Mas por que não mudar um pouquinho? Sou irrequieto na cozinha, dificilmente repito os pratos que faço. Mudar o quê? A batata, ora! Sai a tradicional e entra a nossa batata-salsa (ou baroa ou mandioquinha, como queira).

Foi o que fizemos, então. E ficou muito bom, diga-se (veja receita abaixo). E aí, para o prato principal, o trato na pescadinha, que já estava limpa e prontinha. Apenas um toque de limão e sal por fora e por dentro.

Daí, numa forma, preparei uma cama (um fundo, uma base) com rodelas de tomate e de cebolas, alguns ramos de salsinha, 3 ou 4 dentes de alho ligeiramente machucados e pronto. Foi só pôr o peixe por cima, 1 ramo de manjericão dentro de cada um, mais uma pitada de sal em tudo, um pouco de azeite de oliva e estava pronto para ir ao forno.

Pescadinhas, prontas para irem ao forno. (Foto/ Anacreon de Téos)

Só que, aos 45 do segundo tempo, ainda surgiu mais um ingrediente: uns cogumelos paris que davam sopa na geladeira. Uma passadinha de pano úmido para higienizá-los (cogumelos não se lavam, acho que você sabe disso, pois eles absorvem ainda mais água do que já têm) e daí foram espalhados em torno das duas pescadinhas.

Forno aquecido a 180ºC e lá se foi a assadeira, sem papel-alumínio nem nada, por uns 30 minutos. Feito isso, mais uns 8 a 10 minutos com o grill ligado e pronto. Tudo no ponto.

De acompanhamento, um sempre presente arroz branco e um Molho tártaro que faço em casa, a partir de receita da sempre linda e inspirada Rita Lobo (do blog Panelinha e do GNT).

Para a sobremesa, Compotas de goiaba do latifúndio, que a Graça faz como ninguém. Colhemos as goiabas vermelhas e brancas e aí elas são descascadas, têm o miolo retirado e são cozidas em calda rala por 10 ou 15 minutos. Estão prontas.

Compota de goiabas brancas e vermelhas do latifúndio. (Foto/ Anacreon de Téos)

Maionese caseira e molho tártaro

Receita original de Rita Lobo

Ingredientes

2 gemas

1 colher (sopa) de vinagre ou suco de limão

1 colher (sopa) de mostarda de Dijon

200 ml de óleo

Preparo

No copo do mixer, junte as gemas, a mostarda, o vinagre e o óleo. Pressione o mixer contra o fundo do copo e bata por dez segundos, sem mexer. Quando a maionese se formar, levante o mixer para uma das laterais, sem parar de bater, e repita para o outro lado. Em 15 segundos, a maionese fica pronta!

Molho tártaro

Ingredientes

1 colher (sopa) de pepino em conserva

1 colher (sopa) de alcaparras

½ talo de cebolinha

1/3 da maionese que você preparou

Preparo

Em água corrente, lave as alcaparras e o pepino para tirar o excesso de sal. Pique pequeno todos os ingredientes e junte à maionese preparada. Se preferir, bata no mixer.

Maionese de batata-salsa e camarão

Maionese de batata-salsa e camarão. Uma entrada que mexe com todos. (Foto/ Anacreon de Téos)

Ingredientes

400g de camarão

500g de batata-salsa

250g de maionese

3 ovos

Preparo

Ponha o camarão em panela com água fria salgada e deixe levantar fervura. Conte três minutos e desligue o fogo. Escorra (mas não jogue a água fora), passe para uma tigela com água fria e reserve (se os camarões forem grandes, corte-os em pedaços médios).

Na mesma água do camarão, cozinhe as batatas cortadas em cubos até estarem al dente. Resfrie e reserve.

Cozinhe os ovos por 10 minutos a partir da fervura. Resfrie na água fria, descasque e rale no ralo grosso.

Misture tudo, verifique os temperos, corrija se necessário, e sirva em seguida.

Rendimento: 6 porções.

 

Esse cardápio foi feito na Sexta-feira Santa. Mas se aplica a qualquer dia do ano. É simples, rápido e muito saboroso.

Bom apetite!

 

Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]