• Carregando...
O chef André Fontana Pionteke abre a temporada gastronômica da Aliança Francesa em 2019. (Fotos/ Divulgação)
O chef André Fontana Pionteke abre a temporada gastronômica da Aliança Francesa em 2019. (Fotos/ Divulgação)| Foto:

Marlon Schluga e André Pionteke degustando vinho branco para comporem o cardápio harmonizado.

No ano passado foi o maior sucesso. A temporada 2018 do “Le Tour de France à la Cuisine”, promovida pela Aliança Francesa, simplesmente terminou com o grande nome da gastronomia paranaense, o chef Celso Freire.

E foi assim, mês a mês, cada vez com um chef diferente, que a parceria com a Notre Cave, importadora e distribuidora de vinhos finos, especializada em produtores independentes do Vale do Rhône. Comidas e vinhos incríveis, como não se poderia imaginar diferente, perante os pesos pesados da gastronomia ali escalados.

Pois agora começa a temporada 2019, com seis encontros e só que mudando um pouquinho o conceito. A começar pelo nome do evento, que agora passa a se chamar “La Tournée des Chefs à la Cuisine 2019”, permitindo uma pegada mais ampla nos sabores, incluindo os brasileiros. E que já começa nesta sexta-feira (17), com a presença de um grande cozinheiro, André Fontana Pionteke, que brilhou no MasterChef Profissionais do ano passado, mas, além disso, já tem público cativo pelo trabalho que vem exercendo em Curitiba, do C La Vie ao Tuna, com tantas referências e muita criatividade nesses últimos tempos.

Pionteke é conhecido pela “cozinha de produto”, na qual os ingredientes são utilizados de forma a atingir seu máximo potencial. Ele irá comandar o primeiro jantar deste ano, apresentando menu completo, harmonizado com vinhos franceses que refletem o trabalho artesanal e de grande tradição de produtores que são genuínos representantes do terroir.

Para se ter uma ideia, a importadora Notre Cave trabalha em parceria com vinhateiros independentes, que possuem tradição familiar e vasto conhecimento transmitido ao longo de gerações. Sendo assim, oferece uma linha de vinhos exclusivos, de altíssima qualidade, da região do Vale do Rhône, que revelam o caráter de quem os produz. A vinificação e o envase são feitos dentro da propriedade, o que distingue o trabalho desses produtores em relação às grandes marcas conglomeradas. O cultivo é feito de forma sustentável, a colheita é manual e a maioria dos rótulos ofertados são orgânicos e biodinâmicos.

Já tive a oportunidade de provar alguns (muitos, até) desses vinhos e realmente são impressionantes. Muito bons, embora ainda pouco difundidos por aqui, justamente pelo fato de representarem uma região muito específica e sem tantas luzes internacionais.

O astral desses jantares é sempre o mais alto possível. Um espaço pequeno, uma mesa para 12 pessoas em torno do fogão e o cozinheiro ali no meio de todos. O evento acontece no formato “jantar em petit comité”, no dinâmico e descontraído ambiente da cozinha gourmet da Aliança Francesa.

O jantar reúne alta gastronomia e vinhos de grande expressão, promovendo uma autêntica atmosfera francesa em torno da boa mesa. Durante a oportunidade singular desse encontro, os participantes interagem diretamente com o trabalho do Chef e podem comprovar que a enogastronomia, é, acima de tudo, a convivialidade. A todo momento é possível acompanhar o chef preparar os pratos e o clima é muito propício para conversar, perguntar e tirar dúvidas sobre as preparações e os vinhos.

Para a abertura da temporada 2019, André Pionteke concebeu um menu que anuncia duas entradas: Salada morna de legumes com leite de coco e curry e Peixe sous vide com algas, crème fraîche e ovas. Os pratos principais também serão dois, Pato assado com cenoura e laranja e Prime Rib suíno com béarnaise de manteiga de garrafa. De sobremesa, Pudim de tapioca, crumble de castanhas e cupuaçu, sorvete de canela e compota de frutas.

Os vinhos

Os vinhos do Rhône que serão servidos no jantar de sexta, na Aliança Francesa.

Para harmonizar, os vinhos escalados começam com o Fruité (Muscat Sec), branco de aroma envolvente, feito com a mesma uva do Grand Cru de vinho doce, Muscat, porém com paladar seco. Ainda com as entradas, o espumante Bourboulenc, um produto distinto para a região.

Logo em seguida vem um dos maus favoritos, um rosé que eu adoro, o Tavel (Cru Rosé), Grand Cru exclusivo de vinhos rosés estruturados, vizinho a Châteauneuf du Pape. E ainda o Valréas, um Côtes du Rhône Villages de grande fineza e elegância. Preserva o frescor de altitude, lembrando grandes vinhos da Borgonha.

Para a sobremesa, a escolta será do Muscat de Beaumes de Venise, célebre denominação, com vinhos doces que lembram o francês Sauternes e o húngaro Tokaj. Nesse caso, diferente dos vinhos licorosos de colheita tardia, ela é realizada na plena maturidade, conferindo frescor ao vinho licoroso.

Não poderia começar melhor o ano gastronômico da Aliança Francesa. Custa R$ 250 por pessoa (inclui jantar completo e vinhos) e as inscrições são feitas pelo site: www.notrecave.com.br.

Dayana Belmont (marketing da Aliança Francesa), chef André Pionteke, Marlon Schluga (diretor da Notre Cave) e Daniele Volcov (diretora da Nazdarovia Eventos) – os responsáveis pela La Tournée des Chefs à la Cuisine 2019.

La Tournée des Chefs à la Cuisine 2019

La Cuisine (cozinha pedagógica da Aliança Francesa)

Alameda Prudente de Moraes, 1101 – Centro

Contato whatsapp: (41) 988 790 848

E-mail: adega@notrecave.com.br

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]