• Carregando...
Os vinhos do Rhône, de importação exclusiva da Notre Cave, que acompanham os jantares da Aliança Francesa. (Fotos/ Divulgação)
Os vinhos do Rhône, de importação exclusiva da Notre Cave, que acompanham os jantares da Aliança Francesa. (Fotos/ Divulgação)| Foto:

Confit de pato ao molho de vinho, com cogumelos paris e aligot, harmonizado com o vinho Laudun – o prato principal do jantar exclusivo da Aliança Francesa.

O chef Ivan Lopes é o responsável pela criação do cardápio desta edição.

Acontece nesta sexta-feira (13) o segundo jantar do circuito “Le Tour de France à la Cuisine 2018”, que é promovido pela Aliança Francesa, com a valorização de alguns dos mais conhecidos pratos da gastronomia daquele país. A cada edição, um chef brasileiro apresentará uma releitura de um prato clássico francês em um exclusivo jantar harmonizado com quatro a cinco rótulos inéditos no Brasil, autênticos vinhos apreciados com reconhecimento no país de origem, produzidos por alguns dos melhores produtores independentes do Vale do Rhône, trazidos com exclusividade ao Brasil pela Notre Cave.

Para esta edição, o chef Ivan Lopes (Restaurante Mukeka) irá preparar um clássico francês: Confit de Pato. Mas tudo começa com o Aperitivo (amuse-bouche), que serão Canapés de brie e geleia de pimenta, acompanhados do vinho Roi Rosé, um rosé da Provence, com denominação de origem AOC Côtes du Rhône e cultivo orgânico.

Em seguida, como entrada, Cassoulet de frutos do mar ao creme de capim-limão com curry de madra e feijão manteiguinha (um clássico dos irmãos Ivo e Ivan Lopes), harmonizado com o branco Fruité de Durban, elaborado a partir da uva Muscat, casta de aromas intensos que é a base do renomado vinho de sobremesa AOC Muscat de Beaumes-de-Venise, um grand cru do Vale do Rhône, de mesmo nível de apelação de um Sauternes.

Aí, sim, o prato principal, o Confit de pato ao molho de vinho, com cogumelos paris e aligot (purê feito com batatas e queijo, nada mais francês que isso), que chega escoltado pelo vinho Laudun, tinto com denominação de origem AOC Côtes du Rhône Villages, elaborado pela vinhateira Florence Mejan, produtora independente do Vale do Rhône, que trabalha em cultivo orgânico e biodinâmico há mais de 30 anos.

De sobremesa, Sopa de frutas vermelhas ao Beaujolais e espuma de queijo.

A importadora

A Notre Cave tem a missão de disponibilizar no mercado brasileiro vinhos com alto “caráter de autenticidade”, aqueles que dariam motivo suficiente para fazer um francês atravessar o país (l’Hexagone) para ir buscar na porta da casa do produtor. O objetivo da Notre Cave é justamente fazer a ponte diretamente com essa fonte.

Os brasileiros podem agora descobrir a expressão do verdadeiro “vinho francês”, tal como eles são conhecidos e apreciados na França.

Exemplares como esses raramente são encontrados no grande circuito comercial nacional, dominado por marcas conglomeradas e grandes produtores de escala industrial.

Diferente dos rótulos de grande oferta no mercado, os apreciadores agora têm contato direto com genuínos produtos artesanais, representantes da cultura da região, com grande savoir-faire coletivo transmitido ao longo de gerações.

São apenas 14 vagas para este jantar exclusivo.

Próximas edições

Ao todo, serão nove edições no ano. Ao longo destas edições, durante o ano, o público poderá compartilhar a bancada com alguns dos principais nomes da gastronomia curitibana, dentro da cozinha pedagógica da Aliança Francesa.

A primeira edição, em março, foi apresentada pela chef Cláudia Krauspenhar (Vin Bistrô) e os próximos jantares já têm presença confirmada de Rosane Radecki (Girassol, em Palmeira), Renata Abreu (Ile de France), Eva dos Santos (Bistrô do Victor) e Celso Freire, com participação no 2º semestre.

Le Tour de France à la Cuisine 2018

La Cuisine (cozinha pedagógica da Aliança Francesa)

Alameda Prudente de Moraes, 1101

Ingresso: R$ 190 por pessoa (inclui jantar e vinhos)

Link do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/2442411356084012/https://www.facebook.com/events/2442411356084012/

Reservas pelo link: http://bit.ly/2oFXvWPhttp://bit.ly/2oFXvWP

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]