• Carregando...
Coq au vin, um prato típico do Vale do Rio Rhône, será preparado pela chef Renata Abreu no "Le Tour de France à la Cuisine 2018”, da Aliança Francesa. (Fotos/ Divulgação)
Coq au vin, um prato típico do Vale do Rio Rhône, será preparado pela chef Renata Abreu no "Le Tour de France à la Cuisine 2018”, da Aliança Francesa. (Fotos/ Divulgação)| Foto:

Soupe à l’oignon, a clássica sopa de cebolas, será uma das entradas do jantar especial desta sexta.

A talentosa chef Renata Abreu, que hoje cozinha para um exclusivo empreendimento particular.

Os jantares do “Le Tour de France à la Cuisine 2018”, da Aliança Francesa, têm marcado pelo pleno sucesso. A iniciativa é aproximar os chefs de cozinha com os comensais, num espaço pequeno (capacidade para 12 pessoas) e aconchegante, no qual todos praticamente dividem o passo a passo saboroso da noite.

Os eventos são realizados em parceria da Aliança com a Notre Cave, importadora e distribuidora de vinhos finos, especializada em pequenos produtores, vignerons independentes do Vale do Rhône.

O próximo jantar do circuito acontece nesta sexta-feira (13), com a presença da Chef Renata Abreu, do exclusivo Gastronomia Palazzo Lumini. A chef irá preparar um menu com influências de diversas regiões francófonas, ultrapassando as fronteiras da França e trazendo pratos de várias partes do mundo. Dentre eles, um prato típico do Vale do Rio Rhône, o Coq au Vin. E os outros pratos permitirão uma visita ao norte da África e à Polinésia.

O serviço será iniciado com duas entradas, a Salade tahitienne e a clássica Soupe à l’oignon. De prato principal, além do Coq au vin com batatas boulangère, terá também um Cordeiro com couscous marroquino e tâmaras. As sobremesas serão uma Banana Suzette e a Mousse de chocolate com coulis de frutas vermelhas.

O jantar será harmonizado com vinhos franceses inéditos no Brasil, de alguns dos melhores produtores independentes do Vale do Rhône e trazidos com exclusividade ao Brasil pela Notre Cave. Entre os vinhos escolhidos, um Viognier (uva tipicamente francesa, cultivada em solo e clima de predileção para esta casta), Côtes du Rhône (denominação muito vasta, porém este exemplar é um representante clássico da expressão da região) e um Lirac (vinho biodinâmico de longa guarda, com taninos muito presentes e elegantes. É um Grand Cru do Rhône, de apelação vizinha a Châteauneuf-du-Pape).

O custo por pessoa é de R$ 190 (inclui jantar e vinhos) e são poucas as vagas que ainda restam.

A chef

Depois de aprender os segredos da gastronomia com alguns dos mais renomados chefs e cozinheiros de Curitiba, como Celso Freire e Joy Perine, Renata Abreu trabalhou no Zea Maïs, por um bom tempo no Vin Bistro e era a chef responsável pelo Bobardí, até ser convidada a atuar no Gastronomia Palazzo Lumini, restaurante com conceito de “hotel seis estrelas”, localizado dentro de um condomínio de alto luxo, exclusivo para os moradores.

O jantar do Le Tour de France à la Cuisine proporciona uma oportunidade perfeita para saborear um menu especialmente elaborado por uma talentosa cozinheira que não está atualmente acessível no circuito tradicional de restaurantes e é uma das melhores da cidade.

Notre Cave

A Notre Cave tem a proposta de disponibilizar no mercado brasileiro vinhos com alto “caráter de autenticidade”, aqueles que dariam motivo suficiente para fazer um francês atravessar o país (l’Hexagone) para ir buscar na porta da casa do produtor. O objetivo da Notre Cave é justamente fazer a ponte diretamente com essa fonte.

Os brasileiros podem agora descobrir a expressão do verdadeiro “vinho francês”, tal como eles são conhecidos e apreciados na França.

Exemplares como esses raramente são encontrados no grande circuito comercial nacional, dominado por marcas conglomeradas e grandes produtores de escala industrial.

Diferente dos rótulos de grande oferta no mercado, os apreciadores agora têm contato direto com genuínos produtos artesanais, representantes da cultura da região, com grande savoir-faire coletivo transmitido ao longo de gerações.

Viagens gastronômicas

Já foram realizadas quatro etapas, cada uma com um sentido diferente, como se fossem viagens pelos diversos sabores da França e regiões de influência. Começando com o clássico prato Magret de Canard, de origem no sudoeste francês, executado por Claudia Krauspenhar (Vin Bistro). Depois disso, um menu mediterrâneo, com destaque para os frutos do mar, preparado por Ivan Lopes (Mukeka). No mês seguinte, as influências da Alsácia (na fronteira germânica ao leste) com carnes de porco e diversas charcutarias, pela mão de Rosane Radecki (Restaurante Girassol).

No mês passado a experiência foi com um menu de queijos especiais, com a identidade das regiões montanhosas dos Alpes, ao estilo francês “Apéro-Dînatoire”, com a assinatura de Flávia Rogoski, mestre queijeira e proprietária do Bon Vivant.

E tem mais pela frente. Nas edições seguintes, o público ainda terá a oportunidade de compartilhar a bancada da cozinha pedagógica da Aliança Francesa com alguns dos principais nomes da gastronomia curitibana: Eva dos Santos, Joy Perine, Giuliano Secco e Celso Freire.

Os vinhos importados pela Notre Cave que serão harmonizados com o jantar da Aliança Francesa.

Le Tour de France à la Cuisine 2018

La Cuisine (cozinha pedagógica da Aliança Francesa)

Alameda Prudente de Moraes, 1101- Centro

Fone: (41) 3223-4457

Email: contato@afcuritiba.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/events/260272288062540/

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]