• Carregando...
Arroz de forno molhadinho - crocante por cima, no gratinado, úmido e muito saboroso por dentro. Receita fácil para fazer em casa. (Fotos/ Anacreon de Téos)
Arroz de forno molhadinho - crocante por cima, no gratinado, úmido e muito saboroso por dentro. Receita fácil para fazer em casa. (Fotos/ Anacreon de Téos)| Foto:

O Arroz de forno molhadinho saindo do forno, gratinado, pronto para servir.

Sempre tive restrições à denominação “cozinhar com sobras”. Soa meio depreciativo, me parece. Assim como o falso isso, falso aquilo, como o “falso camarão” feito de berinjela ou algo assim.

É que há sobras e sobras e a palavra não define bem o que é uma ou outra. Na dúvida, vamos falar de “reaproveitamento”, que, aí sim, valoriza qualquer prato e ainda entra na onda do sustentável.

Veio o tema por conta de um Arroz de forno que fiz. E que, cá entre nós, ficou muito bom, surgindo a partir da ideia de reaproveitamento de carne de frango que havia na geladeira (e a receita vale para quem tiver frango cozido disponível, sem saber o que fazer com ele).

Tudo começou com o desejo de fazer um lámen, aquela receita do Lámen de lombo suíno, do André Fontana (agora Pionteke, nosso representante no MasterChef Profissionais), que o Bom Gourmet republicou dias atrás, na onda de sucesso do cozinheiro na TV.

O Lámen de lombo de porco, que gerou, na sobra, o arroz de forno.

Prato – o lámen – para ser feito em três dias, para não atropelar – tanto que comecei na noite de sexta para poder servir no almoço de domingo. E o passo inicial era um Caldo de frango, que não poderia ser um caldo qualquer (bem, industrializado e processado, jamais), pois aceitaria a inclusão de itens orientais já para ir encaminhando o sabor final.

Para qualquer caldo o básico é começar com ossos ou espinhas, cartilagens, conforme o que for feito. E aí veio o grande problema: onde encontrar 1 kg de ossos de frango? Liguei para todos os possíveis açougues que conhecia ou tinha ouvido falar. Nada. E a pergunta que ninguém respondia: “onde estão os ossos dos peitos vendidos em filés? ” Já vêm assim do fornecedor, era a explicação.

Aí fui negociar com o amigo Dielson Shilipacke, do Espaço Angus Prime, no Mercado Municipal de Curitiba. Sugestão dele: posso desossar umas coxas/sobrecoxas de frango, você leva os ossos e guarda a carne desossada. Boa ideia. Ou melhor, nem tanto. Teria de levar umas nove ou dez peças para poder atingir o peso necessário dos ossos. Ficamos no meio termo. Pedi para desossar quatro (deu quase 300g) e decidi completar com a coxinha da asa, que tem menos carne em proporção ao osso. Completou bem, o caldo pôde ser feito, ficou perfumadíssimo e uma delícia. E o lamen de domingo foi um sucesso.

E aí veio a questão: o que fazer com aquele monte de coxinha da asa cozida? Desfiei tudo grosseiramente, primeiro, e daí fui pensar nas alternativas. Panqueca, lasanha, escondidinho, batatas em camadas ao forno?  Arroz de forno, por que não?

Não uma receita tradicional de família (que, pensando bem, ainda preciso aprender direito), mas algo improvisado, a partir daquele ingrediente inicial disponível. Tinha algumas anotações, alguns registros e fui juntando ideias. Frango cozido, arroz cozido, milho-verde, creme de leite (de latinha ou caixinha, que uso pouco, mas é mais adequado para a situação referente a prato antigo), tomate, azeitonas, alcaparras e alguns verdes.

E queijo, claro. Poderia ser o parmesão de sempre, mas tinha um pedaço de provolone na geladeira. O suficiente para ralar, misturar metade com arroz, carne e demais itens e deixar a outra metade para gratinar.

Pronto, receita completa, execução fácil e o resultado não poderia ter sido melhor. Nada de pensar em sobras. Ficou molhadinho, muito saboroso, valendo a noite de segunda-feira. Ainda mais acompanhado de um vinho branco.

Quer a receita? Vamos a ela, então.

Bom apetite!

Arroz de forno molhadinho

Ingredientes

2 espigas de milho verde (pode substituir por uma lata de milho)

4 colheres (sopa) de creme de leite de caixa

2 xícaras de arroz branco cozido

1 xícara de frango cozido e desfiado (ou picado)

½ xícara de azeitona preta picada

1 colher (sopa) de alcaparras escorridas

1 tomate (sem sementes) picado

Salsa picada a gosto

Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)

1 xícara de queijo provolone ralado

Preparo

Aqueça o forno a 180ºC.

Com uma faca afiada, retire os grãos de milho da espiga (ou escorra, se for de lata).

Bata metade do milho e o creme de leite no liquidificador, na função pulsar, por cerca de 1 minuto.

Despeje a mistura em uma tigela, adicione o milho restante, o arroz, o frango, a azeitona, a alcaparra, o tomate, a salsa, metade do provolone e mexa bem, até ficar homogêneo. Verifique o sal (azeitonas, alcaparras e queijo já são salgados), acerte o tempero, juntando mais sal, se necessário, e a pimenta.

Transfira o composto para um refratário, espalhe o provolone por cima e leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até gratinar.

Retire do forno e sirva.

Rendimento: 4 porções.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]