• Carregando...
Lombo de bacalhau grelhado, apresentado com legumes tostados, um dos pratos de bacalhau do menu do Festival do Bacalhau do Armazém Santo Antônio. (Fotos/ Divulgação)
Lombo de bacalhau grelhado, apresentado com legumes tostados, um dos pratos de bacalhau do menu do Festival do Bacalhau do Armazém Santo Antônio. (Fotos/ Divulgação)| Foto:

O chef Giuliano Hahn preparou um cardápio exclusivo para o Festival do Bacalhau desta quarta-feira.

O bacalhau sempre foi uma assinatura de identificação do Armazém Santo Antônio. Desde os primórdios, pouco depois da virada do século, quando Karime Junqueira e Beatriz Maestri decidiram abrir o restaurante com uma proposta de cozinha brasileira e contemporânea. Isso foi em 2000 e dois anos depois outras duas moças assumiram a casa, Janaína Soares e Simone Colpini, que deram uma ajustada no cardápio, tornando o restaurante uma referência. Foi mais uma vez negociado, passou para as mãos de Ari Perez, em 2006, e o bacalhau se manteve firme, como estrela do menu.

Quando o chef Giuliano Hahn e seus sócios assumiram a casa, em 2015, a proposta foi de uma reformulação no visual da casa e também no cardápio. Mas o bacalhau continuou intocável, tamanha a legião de clientes que visitavam o restaurante apenas por causa dele.

Hahn, cozinheiro talentoso, pegou na veia e decidiu introduzir outras variações de pratos com bacalhau. E agora ainda faz mais: apresenta nesta quarta-feira (03) o seu “Festival do Bacalhau”, um menu com entrada, três pratos e sobremesa.

O peixe é o Gadus Mohrua, o top dentre as ditas espécies de bacalhau e a proposta do menu começa com a Açorda de bacalhau – que eu, particularmente, adoro, onde quer que eu vá – entrada que é uma receita tradicional alentejana, preparada com o peixe desfiado e uma base de pão amanhecido.

O primeiro prato do menu é o Bacalhau à Brás, que leva na receita batata palha frita, cebola frita às rodelas finas, ovo mexido, azeitonas e salsa picada. Em seguida, o Bacalhau às natas, que tem o peixe em lascas, com cebola confitada e molho de nata. O terceiro prato é o Lombo de bacalhau grelhado, apresentado com legumes tostados. E aí um detalhe interessante. Será feito no forno à lenha, inaugurado há pouco tempo, o que garante um toque especial.

Na sobremesa, para manter o sotaque em alta, Toucinho do Céu com calda de vinho do Porto. A sobremesa, também tradição portuguesa, tem uma massa à base de ovos, açúcar e amêndoas moídas, com o nome se referindo ao sabor como “um pedaço do céu”.

Uma ementa de respeito, que só será servida nesta ocasião. O restaurante funciona das 19h30 às 23h30 e o menu completo custa R$ 140 por pessoa – bebidas à parte.

Aos interessados, sugere-se reservar mesa.

O Armazém Santo Antônio fica em uma linda casa centenária no São Francisco. (Foto/Marcelo Krelling)

Armazém Santo Antônio

Rua Solimões, 344 – São Francisco

Fone: (41) 3077-5505

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]