• Carregando...
Os vinhos La Guardiola, que serão degustados no jantar harmonizado desta terça, no Bistrot L'Épicerie. (Fotos/ Divulgação)
Os vinhos La Guardiola, que serão degustados no jantar harmonizado desta terça, no Bistrot L'Épicerie. (Fotos/ Divulgação)| Foto:

Uma curiosa combinação da comida francesa com vinhos italianos. É a proposta do Bistrot L’Épicerie para esta terça-feira (30), com a nova edição do já tradicional La Nuit du Vin, desta vez com vinhos da Toscana, por conta de parceria do restaurante com a importadora Colombaccio.

O jantar harmonizado acontece a partir das 20h e vai harmonizar clássicos da culinária francesa com vinhos da vinícola italiana La Guardiola, localizada numa das regiões mais prestigiadas do mundo, o Val di Chiana, com o vale percorrendo a Toscana e a Úmbria.

Para iniciar o jantar, criado pelo chef Gustavo Alves, a Mise en bouche será formada pelo couvert tradicional do L’Épicerie, um mix de manteiga Roquefort, geleia de tomate e tapenade de azeitonas pretas, acompanhados de uma seleção de pães artesanais preparados exclusivamente no bistrô. O espumante Oro della Guardiola Brut, um corte de uvas Verdicchio e Riesling, foi o escolhido para acompanhar.

A entrada será um Tartar de salmão, acompanhado de salada verde e batatas gaufrettes, a ser acompanhado por outro espumante, o Rame della Guardiola Brut Rosé, elaborado totalmente com a variedade italiana Sangiovese.

A seguir, o prato principal, um mais tradicionais da casa, o Filé de boeuf sauce dijon, mignon ao molho mostarda, tomates provençal e batatas gratinadas. Para fazer jus a este prato será possível degustar dois vinhos simultaneamente e escolher a melhor harmonização para o paladar. Os vinhos Shiva 2014, um complexo e interessante Syrah, e o Colombaccio 2014, um blend de Sangiovese e Merlot, vão disputar o melhor casamento.

O costume francês (e também italiano, em alguns casos) de encerrar o jantar com queijos em vez dos doces será o desfecho programado para a noite. Será um queijo Brie, torradas e uvas, que serão servidos com o vinho Alfieri 2014 Merlot, uma experiência diferente para o fecho.

La Guardiola

Os vinhedos da fazenda La Guardiola, a apenas 600 metros da cordilheira dos Apeninos.

Foi sob o sol da Toscana, nas imediações da pequena e linda comuna de Civitella in Val di Chiana (província de Arezzo), que o empresário veneziano Orlando Dal Farra resolveu estabelecer seu novo projeto de vida, a fazenda La Guardiola, a apenas 600 metros da cordilheira dos Apeninos.

Apesar de ainda estar escrevendo sua história como referência em produção de vinhos na Toscana, o terroir onde a La Guardiola está situada é uma pequena joia entre madeiras de coníferas, onde as vinhas estão crescendo com todo potencial para um grande supertoscano. A tímida tradição da região na cultura do vinho é o que torna o desafio tão estimulante para Orlando que apostou numa viticultura de precisão com uma adega construída para ser altamente funcional e realçar os frutos dos sete hectares de vinhedos plantados.

O vinhedo mais característico da La Guardiola está a 600 metros acima do nível do mar, com uma vista de 360° sobre o Val di Chiana. Com produção orgânica e um cuidado com práticas sustentáveis, os vinhedos da La Guardiola nascem em solos de textura média, que tendem ao arenito e caracterizam a produção por estrutura, complexidade olfativa e elegância.

Os vinhos da La Guardiola chegam ao Brasil pela importadora Colombaccio Wines.

Contato e reservas

O menu harmonizado tem o custo de R$ 139 por pessoa + serviço.

Sugere-se a reserva prévia, devido ao número limitado de lugares ofertados.

Reservas podem ser realizadas pelo telefone (41) 3044 4744 e 41 9 9698 6390, sempre após as 16h.

Valet no local a um custo de R$20.

L’Épicerie

Rua Fernando Simas, 340 – Bigorrilho.

Fone: (41) 3044 4744

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]