• Carregando...
Carnes especiais de gado Senepol no Pobre Juan. Lote limitado e exclusivo
| Foto:

Top Sirloin, coração da alcatra acompanhado de um purê de batata-salsa, mix de cogumelos e molho rôti. (Foto/ Anacreon de Téos)

Steak Tartar de Denver Steak. (Foto/ Anacreon de Téos)

Carne macia, inteiramente marmorizada e preparada com muito esmero e capricho. O resultado só poderia ser dos melhores e é justamente o que o restaurante Pobre Juan está oferecendo. Trata-se de um evento especial com edição limitada, a partir de cortes de carne do gado Senepol, que encanta e agrada justamente por possuir essas características. Seu marmoreio (gordura entremeada, característica dos melhores cortes) é acima da média e beira os 4,5%.

São bovinos oriundos das Ilhas Virgens, criados a partir do cruzamento de outras duas raças em meados do século XIX. Bovinos da raça N´Dama, foram importados do Senegal, Oeste africano, para a ilha caribenha da Saint Croix, Ilhas Virgens. O N´Dama, um Bos Taurus foi uma excelente alternativa para o Caribe não só por sua resistência ao calor, insetos, parasitas e à doenças, mas também pela habilidade de sobrevivência em regiões pobres de pastagens. Com o tempo, foram introduzidas genéticas de gado Red Poll, com o intuito de melhorar a habilidade materna, fertilidade e dar caráter mocho aos animais. Esta mescla de Red Poll com animais N´Dama foi relativo sucesso para fundar a base da raça Senepol e, a partir daí, se desenvolver com todas as suas qualidades.

Em 2000 vieram os primeiros animais para o Brasil, importados dos melhores rebanhos dos EUA e das Ilhas Virgens (Saint Croix), criados 100% ao posto. Graças a esta genética, os selecionadores brasileiros multiplicaram a qualidade, fazendo do Brasil um celeiro da genética mundial.

Para apresentar essa carne de qualidade diferenciada, o Pobre Juan – uma referência positiva em carnes desde a inauguração, em 2013 – adquiriu um lote pequeno da Prime Cater (empresa que fornece 100% das carnes do restaurante) e seus cozinheiros elaboraram um cardápio especial, com aproveitamento de todas as peças em diferentes combinações, valorizando suas características de cortes macios e marmorizados. Ah, sim, os cortes servidos são todos de padrões estrangeiros, entre os argentinos e os norte-americanos.

Cardápio exclusivo e limitado

O cardápio especial começa a ser servido nesta terça-feira (04) e – como dizem os comerciantes em suas promoções – vai até quando durar o estoque. São pouco mais de 110 peças, das quais tive a oportunidade de experimentar algumas, em saboroso menu-degustação.

Na degustação, após os petiscos, tudo começou com um Steak tartar feito com Denver Steak (corte de dianteiro, retirado da parte superior do ombro do animal, pegando parte da raquete), temperado de acordo com os preceitos originais e servido com croutons de brioche.

Sashimi de angosto, surpreendente. (Foto/ Anacreon de Téos)

Em seguida veio um curioso Sashimi de Angosto, com molho tarê e creme de wasabi (o agosto seria um bife de chorizo com osso, para uma explicação simplificada, e sai do contrafilé). Achei surpreendente e no corte contra as fibras foi possível verificar todo o marmoreio da carne que se desmanchava na boca. E a combinação dos ingredientes, então, ficou muito especial, justamente pelo toque oriental junto à carne praticamente crua, apenas selada por fora. Informaram que não vai estar no cardápio especial e que seria apenas para apresentar a carne. Mas acho que se alguém insistir e pedir, será atendido.

O primeiro dos pratos quentes já consta no menu especial Senepol. Foi um Top Sirloin (R$ 77,90 – 280g), que é o coração da alcatra e vem à mesa acompanhado de um purê de batata-salsa, mix de cogumelos e molho rôti.

Para terminar a série, a Costilla (R$ 111,90 – 400g), com todo o sabor que o contato da carne com o osso da costela agrega, acompanhada de legumes grelhados, farofa crocante na manteiga de garrafa e molho chimichurri.

(É bom salientar que essas porções servidas na degustação são reduzidas para permitirem a sequência de pratos. As porções do menu estão de acordo com o peso informado. Confira ao lado.)

Mas há muito mais opção na ementa concebida pelo Pobre Juan, como Bife Pobre Juan, Bife angosto, Bife ancho, Colita de cuadril, Denver steak, Shoulder steak, Tapa de cuadril e Vacio (confira pesos e preços no cardápio, ao lado), que certamente farão o gosto de qualquer apreciador da boa carne.

Só posso garantir uma coisa: vale a pena. Ainda mais com a escolta de um dos bons vinhos que a criteriosa adega da casa poderá propor.

Costilla, com legumes grelhados, farofa crocante na manteiga de garrafa e molho chimichurri. (Foto/ Anacreon de Téos)

Pobre Juan

Pátio Batel – Piso L1

Avenida do Batel, 1.868 – Batel

Fone: (41) 3020-3670

= -=-=-=-=-=-=

Entre em contato:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

Salvar

Salvar

Salvar

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]