• Carregando...
O chef Celso Freire é o convidado da Aliança Francesa para encerrar o Le Tour de France à la Cuisine, na próxima sexta-feira - com poucas vagas. (Fotos/Divulgação)
O chef Celso Freire é o convidado da Aliança Francesa para encerrar o Le Tour de France à la Cuisine, na próxima sexta-feira - com poucas vagas. (Fotos/Divulgação)| Foto:

Celso Freire, conhecendo a cozinha da Aliança Francesa, com Sergio Bruel (presidente da AF), Coline Lefèvre (diretora da AF), Daniele Volcov (Nazdarovia Eventos), Dayana Belmont (Diretora da Marketing da AF) E Marlon Schluga (Executivo da Notre Cave).

Em alto estilo. Não poderia ter tido outro desfecho a temporada de 2018 do Le Tour de France à la Cuisine, que acontece nesta sexta-feira (09). Quem estará na cozinha será, simplesmente, o grande nome da gastronomia paranaense, o chef Celso Freire.

Promovido pela Aliança Francesa de Curitiba, em parceria com a Notre Cave, importadora e distribuidora de vinhos finos, especializada em produtores independentes do Vale do Rhône, o circuito tem como objetivo difundir a cultura francesa da boa mesa e de bons vinhos.

O propósito é apresentar ao público curitibano vinhos de alto caráter, autênticos representantes da tradição francesa, aliados à gastronomia autoral e de reconhecida qualidade.

Os animados encontros que aconteceram durante o ano enviaram os comensais a viagens por diversas regiões da França, cada edição com uma pegada diferente, à medida que chefs reconhecidos, mas de estilos distintos, apresentavam seus pratos. Começou com o clássico Magret de canard, de origem no sudoeste francês, executado por Claudia Krauspenhar (Vin Bistro). Depois foi a vez de um menu mediterrâneo, com destaque para o Cassoulet de frutos do mar, numa releitura com influências brasileiras, elaborado por Ivan Lopes (Mukeka). Depois veio a chance de descobrir as influências da Alsácia (na fronteira germânica, ao leste) com carnes de porco e charcutarias, através do menu de Rosane Radecki (Girassol).

No mês seguinte, um jantar com todos os pratos à base de queijos especiais, com a identidade das regiões montanhosas dos Alpes, ao estilo francês “Apéro-Dînatoire”, assinado por Flávia Rogoski (Bom Vivant). Na edição de julho, com Renata Abreu (que trabalha para um condomínio particular), apresentou-se um prato típico do Vale do Rio Rhône (Sul da França), o Coq au Vin. Eva dos Santos (Victor) também comandou a cozinha da Aliança Francesa, enfatizando um menu com frutos do mar, no qual apresentou o clássico Linguado à Belle Meunière como prato principal.

Aí foi a vez de Joy Perine (Enjoy) preparar clássicos pratos franceses: uma Bouillabaisse (ensopado de peixes originário da Provence) e um Atum selado com foie gras como prato principal.    Na penúltima edição, em outubro, Emillene Stival (Gioia) elaborou um menu ítalo-francês, com Gnocchi e Carré de cordeiro com pistache.

Chef Rosane Radecki, apresentando cozinha da Alsácia, na metade da temporada.

O cardápio e os vinhos

A exemplo do que aconteceu nas etapas anteriores, o chef Celso Freire ficará no fogão com a bancada, ladeado por todos os presentes, interagindo desde o início do preparo até o momento de servir.

Para recepcionar os comensais, o brinde de boas-vidas será um Clericquot de Côtes du Rhône Rosé.

Celso Freire, que tem formação na cozinha francesa, definiu o cardápio para o próximo evento, iniciando com Rillete au saumon fumé et crudités (rillete é uma espécie de pasta, aqui de salmão defumado, com a companhia, na taça, de Bourboulenc + Viognier.

O prato principal será Carré de porc confit, pommes de terre de Noël et sauce d’ail noir (o carré de porco confitado é acompanhado de uma compota de batatas e frutas secas e o prato é finalizado com um molho de alho negro). Os vinhos escolhidos para a harmonização serão o rosé Tavel e o Côtes du Rhône Orphée.

De sobremesa, Clafoutis et glace au mascarpone (uma espécie de torta quente de frutas, com sorvete e mascaropone), que ganha escolta do vinho Muscat de Beaumes-de-Venise (ou Bourboulenc).

Como o espaço da Aliança Francesa é pequeno, são apenas 12 vagas e, por isso, é bom os interessados anteciparem as reservas.

O horário para o jantar é das 19h às 21h30 e o custo é de R$ 190 por pessoa (inclui jantar e vinhos).

La Cuisine (cozinha pedagógica da Aliança Francesa de Curitiba)

Alameda Prudente de Moraes, 1101 – Centro

Site: http://bit.ly/2oFXvWP

Fone: (41) 3223-4457

Email: contato@afcuritiba.com.br

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]